Técnica: Faiança rodada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a azul
Dimensões (cm): Alt. 13,8 x Diâm. 8,9
Descrição: Pote cilíndrico, rodado, ligeiramente estrangulado no centro, com ombro arredondado, colo tronco-cónico, bordo revirado para o exterior e base saliente.
Faiança com esmalte branco e decoração pintada a azul. Bojo decorado com duas faixas paralelas horizontais com enrolamentos barrocos entre duplos filetes azuis, respectivamente junto ao colo e junto à base e, no centro, faixa de contas dispostas em triângulo com posição alternada, voltadas para cima e para baixo.
Origem/Historial: Esta peça pertenceu ao conjunto proveniente do Convento de Santa Clara de Vila do Conde, trazido para o Museu Municipal do Porto por Rocha Peixoto em 1902/1903.
Faz parte de um inventário parcial feito em 1919 (inv. parcial nº 3), que se refere exclusivamente às peças com esta proveniência.
Mais tarde, foram incluídas no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Portugal
Bibliografia
A Botica (Cat. Exp.). [Braga]: Museu dos Biscainhos / Museu do Mosteiro de Tibães, [1992]
Faiança Portuguesa. Catálogo - Guia. 2ª ed.: M.N.S.R., 1948
Exposições
Alma Mater (secção da Faculdade de Farmácia)
Secretaria de Estado da Cultura - Porto
Exposição Física
A Botica
Museu dos Biscainhos / Mosteiro de S. Martinho de Tibães