Descrição: Estojo em ouro fundido e cinzelado, de formato troncocónico. Um espigão em ferro colocado no interior fixa a tampa ao restante conjunto.
O corpo da peça, subdividido por um friso moldurado convexo que demarca a zona da tampa e se repete na base, é totalmente preenchido por uma decoração relevada assimétrica, de cariz rocócó: de um lado, inscreve-se um mascarão e uma figura masculina sentada num rochedo, envoltos em volutas e CC distendidos e c... Ver maisoncheados, entablamentos e serpenteados de festões e rosas.
Tampa ornamentada no topo por um mascarão e, nos laterais, inscritas em reservas de volutas simétricas, uma figura feminina de costas de um lado, e do outro uma figura do reportório mitológico - Zeus (?)
No Oficio Lº 1, nº 134 datado de 30 de Agosto de 1964 (Arquivo Documental do MNSR) esta peça vem descrita como um estojo de cirurgião contendo um estilete.
Origem/Historial: O Ofício nº 154 Lº 1 do Arquivo Documental do MNSR dá a informação da aquisição da peça a Júlio Ferreira Maia, residente na R. de Sá da Bandeira 214 no Porto