Cruz de Altar

  • Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
  • Nº de Inventário: 22 Cruzes CMP/ MNSR
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Ourivesaria
  • Autor: Autor desconhecido (Ourives)
  • Datação: Século 16
  • Técnica: Fundição, cinzelagem; madeira revestida a folha de ouro com velatura vermelha, a óleo
  • Dimensões (cm): Alt. 40 x Larg. 23,5 x Esp. 1,5
  • Descrição: Cruz latina em prata, contendo alma em madeira coberta a folha de ouro com velatura vermelha. A superfície dos braços e árvore é totalmente revestida por prata vazada em padrão geometrizante repetitivo, delimitada por cercadura recortada de pequenas flores-de-lis interligadas. As três extremidades superiores rematam com triângulos construídos com elementos vegetais fundidos e vazados. Na zona do cruzeiro recorta-se o trigrama, divisa dos jesuítas, "I.H.S." (Jesus Hominium Salvator), sobre três cravos da Paixão de Cristo, inseridos em resplendor. A extremidade inferior apresenta remate para encaixe numa base (ausente).
  • Origem/Historial: Em 24 de Abril de 1900 a Direcção Geral da Estatistica e dos Próprios Nacionais oficia à Academia Real de Bellas-Artes para que enviasse um delegado ao Porto para seleccionar os objectos do suprimido convento franciscano de Santa Clara de Vila do Conde. A 3 de Dezembro de 1902, o Conservador interino do Museu Municipal do Porto - António Augusto da Rocha Peixoto - comunica superiormente ter procedido à escolha dos objectos subsistentes no referido espólio, enviando uma relação onde consta a Cruz de Altar. Um ofício do MMP datado de 12 de Fevereiro de 1903, dirigido ao Director Geral do Ministério da Justiça, dá conhecimento de o Museu estar já na posse de todo o espólio seleccionado. As peças entram em regime de depósito concedido pelos diplomas do Ministério da Fazenda datados de Setembro de 1902. Mais tarde, foram incluídas no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937. O fabrico comummente atribuído ao séc. XVII, foi questionado e levado a público na Entrada para o Catálogo da Exposição "Os Construtores do Oriente Português": "O desconhecimento da existência de qualquer exemplar semelhante a esta cruz, aliado à precaridade das informações sobre a sua proveniência mais remota, muito têm contribuido para dificultar o seu estudo. A comparação de tipologias e formas leva-nos a crêr que se trata de uma peça de produção quinhentista. A tipologia observável no friso recortado da cercadura, um friso contínuo de pequeníssimas flores-de-lis interligadas, e o rendilhado nas extremidades da cruz, apresentam semelhanças com a evocação das platibandas flordelizadas, características da arquitectura de época mais recuada, utilizada em trabalhos de ourivesaria durante toda a centúria de Quinhentos, reminiscências prováveis de tempos em que, proficuamente, arquitectura e ourivesaria se entrecruzaram. Uma análise atenta permitirá ainda reconhecer algum paralelo, entre a tipologia dos referidos elementos e, embora em diferente escala, a do friso contínuo, em bordadura rendilhada em palmetas, visível na orla das salvas, habitualmente designadas filipinas (duas na Colecção Barros e Sá, uma delas com marca incompleta de Lisboa do século XVI com o brasão dos Brandões aplicado posteriormente à produção da peça, e a outra com a efígie de Filipe III; uma terceira no Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto, e por último uma da Fundação Lázaro Galdiano com o busto de Filipe II) que Irene Quilhó logrou datar, com rigor, da segunda metade do século XVI (" Ourivesaria. Oito séculos de arte portuguesa", in Reynaldo dos Santos, História e Espírito. Lisboa, 1960)".
  • Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis

Bibliografia

  • A Herança de Rauluchantim [Cat. Exp.]. Lisboa: Museu de São Roque, 1995-96
  • Catálogo Provisório do Museu Nacional de Soares dos Reis. Porto: MNSR, 1936
  • Cristo Fonte de Esperança. Exposição do Grande Jubileu 2000. Porto: 2000
  • De Goa a Lisboa - A Arte Indo Portuguesa dos Séculos XVI a XVIII. (Lisboa)1992: Europália Portugal 91, 1992
  • De Goa a Lisboa, L'Art Indo- Portugais, XVI - XVIII Siècles, Europália 91 Portugal, Bruxelles: 1991
  • Encompassing The Globe. Portugal and the World in the 16th & 17th Centuries. Washington: Smithsonian, 2007
  • Museu Municipal do Porto, Copiador Nº 5
  • NEVES, Joaquim Pacheco das - O Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde (Pequena Crónica dum Grande Mosteiro). Vila do Conde: Gabinete de Cultura CMVC, 1982
  • Os Construtores do Oriente Português. Ciclo de Exposições Memórias do Oriente [Cat. Exp.]. Lisboa: C.N. C.D.P., 1998
  • Via Orientalis [Cat. exp.]. AAVV. Japão: 1993
  • XVII Exposição de Arte, Ciência e Cultura, A Arte na Rota do Oriente, [Cat. exp.], Jerónimos, vol. II. Lisboa: PCM\Comissariado XVII
  • Autour du Globe. Le Portugal dans le monde aux XVIe et XVIIIe siècles. [Catálogo da Exposição],
  • SILVA, Nuno Vassalo e, A Ourivesaria Entre Portugal e a Índia. Do Século XVI ao Século XVIII. Lisboa: Santander Totta, 2008

Exposições

  • XVII Exposição de Arte, Ciência e Cultura, A Arte na Rota do Oriente

    • Lisboa: Mosteiro dos Jerónimos
    • Exposição Física
  • Os Construtores do Oriente Português, Ciclo de Exposições Memórias do Oriente

    • Porto: Edifício da Alfândega
    • Exposição Física
  • De Goa a Lisboa, L'Art Indo - Portugais, XVI - XVIII siècles

    • Bruxelles
    • 24/9/1991 a 15/12/1991
    • Exposição Física
  • De Goa a Lisboa, A Arte Indo Portuguesa dos Séculos XVI a XVIII

    • Europália 91,
    • 29/6/1992 a 30/10/1992
    • Exposição Física
  • Cristo fonte de esperança. Exposição do Grande Jubileu 2000

    • Portugal: Porto, Edifício da Alfândega
    • 17/6/2000 a 17/9/2000
    • Exposição Física
  • A Herança de Rauluchantim

    • Lisboa: Museu de São Roque
    • Exposição Física
  • Ourivesaria e Objectos Preciosos da Índia para Portugal nos Séculos XVI-XIX

    • Funchal: Polo Científico e Tecnológico da Madeira
    • 19/12/1996 a 31/1/1997
    • Exposição Física
  • Encompassing The Globe. Portugal and the World in the 16th and 17th Centuries

    • Washington: Smithsonian Institution .Arthur M. Sackler Gallery
    • 23/6/2007 a 16/9/2007
    • Exposição Física
  • Autour du Globe. Le Portugal dans le monde aux XVIe et XVIIe siècles.

    • Bruxelles: Palais des Beaux-Arts
    • 26/10/2007 a 3/2/2008
    • Exposição Física

Multimédia

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