Técnica: Laminagem, fundição, cinzelagem e gravação
Dimensões (cm): Alt. 16,7
Descrição: Caixa, de secção oval, com corpo liso e moldurado na parte superior. Gargalo alto, liso. A tampa de encaixe é rematada por uma pequena urna. Acentuando o tratamento depurado das superfícies, frisos de filetes incisos contornam a base, a zona diferenciada de construção do corpo e o rebordo do gargalo.
Na zona central do corpo apresenta, em gravação, as armas do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, usadas na 2ª metade do século XVIII, encimadas por coroa Real, e em baixo as iniciais "I. M." que correspondem à Infanta Isabel Maria de Bragança (1801-1876), filha de D. João VI e regente do país de 1826 a 1828.
Origem/Historial: Por despacho ministerial de 14 de Fevereiro de 1941, foi autorizada a transferência das peças arrecadadas na Casa Forte do Palácio das Necessidades, em Lisboa, para estudo, classificação e futura exposição no Museu Nacional Soares dos Reis. Trabalho esse de que foi incumbido o Conservador Auxiliar deste museu, José Rosas Júnior. Para o efeito foi lavrado pelo Director Geral da Fazenda Pública o respectivo auto de entrega com data de 20 de Junho de 1941.
Inventariado com a verba número 16762 do inventário da referida Casa Forte.
Incorporação: Direcção Geral da Fazenda Pública - Repartição do Património / 3ª Secção
Centro de Fabrico: Portugal?
Bibliografia
Museu Nacional de Soares dos Reis. Jóias, pratas, relógios, miniaturas, esmaltes e diversos - Catálogo-Guia. Porto: Tipografia Porto Médico, 1942
Exposição de Ourivesaria Portuguesa e Francesa, [Catálogo da Exposição, Lisboa, Fundação Ricardo Espírito Santo, 1955], Lisboa, Fundação Ricardo Espírito Santo, 1955