Dimensões (cm): Alt. 54 (corpo); 102; 154 (saia) x Larg. 32 (cinto da saia)
Descrição: Vestido de senhora em cetim de seda natural côr de vinho, lavrado com motivos florais (íris) delineados a preto.
É composto por duas peças: corpete ou casaquinha, e saia.
Corpete: justo, com corte de redingote na frente e nas costas, a terminar em bico tanto na frente como atrás, embora o talhe da frente seja muito mais pronunciado; decote redondo, com gola subida, formada por cós drapeado.
Aperta na parte de trás com 23 colchetes metáli... Ver maiscos pintados de preto, encobertos por um macho que remata o meio das costas.
À frente, no colo, entre a gola e o peito, a decoração é conseguida por aplicação de uma tira larga de tule preto, inteiramente bordada com vidrilhos de reflexos dourados, prateados, rosados, brancos e ao tom do tecido, bem como pedras facetadas de cor rosada, lantejoulas com reflexos metálicos rosados e de pequenas flores de cor rosada, de efeito aveludado. Mais abaixo, apresenta um drapeado que envolve e suporta o peito.
A manga é comprida, cortada com talhe para o cotovelo, presa ao ombro com um franzido e estreitando até ao punho; nesta zona sobrepõe-se um "folho" de talhe enviezado, pregueado na parte de fora da manga, forrado a cetim liso, ao tom do tecido; enfeitando cada uma das mangas, na parte superior junto ao ombro, uma grande laçada sobreposta, presa na cava.
O corpete é armado com barbas pelo interior, 5 na frente, 1 de cada lado nas costas, forrado com sarja de algodão ao tom do vestido, e ajustado por intermédio de uma fita de cetim branco que se encontra presa à parte da frente, até às costuras laterais, solta atrás onde aperta com um colchete.
Saia comprida, formando cauda. Talhe a abrir nas costuras laterais e com um corte assimétrico na frente, a um lado, formando uma abertura. Essa abertura é rematada por um laço com pontas guanecidas por franja de seda, e deixa ver um folho pregueado, fingindo ser de uma segunda saia.
A parte de trás é talhada em panos, franzida na cintura e forma uma cauda. A bordadura da saia é rematada por um cordão de seda ao tom.
A saia é forrada, numa parte, a tecido engomado preto (talagarça?) e noutra parte, a que aparenta uma segunda saia, da qual só é visível o folho, a tecido de algodão carmim.
O forro escuro, engomado, apresenta grandes alinhavos brancos, por certo colocados mais recentemente.
Origem/Historial: 1) Este vestido foi oferecido ao MNSR pela Senhora D. Maria Celina Teixeira Fontes (nascida em 1933), residente na Av. Boavista nº 1204 - Hab. 15 - 5º andar, 4100 - 113 Porto, telef. 226095946. (Informação recolhida na data da doação). Pertenceu a sua avó Guilhermina Júlia Carneiro Paiva e foi feito especialmente para um casamento.
O nome de família desta sua avó era Lopes Carneiro; o nome Paiva é acrescentado por ser o de seu mari... Ver maisdo.
Fomos ainda informados de que esta sua avó era sobrinha de José Maria Lopes Carneiro, personagem associada ao movimento político de 24 de Agosto de 1820 (Vintismo)
2) Pedido de autorização para aceitar a peça dirigido pelo MNSR ao IPM, datado de 17- 3 - 2005
Despacho favorável do IPM, datado de 25 - 3 - 2005
Registo de saída do IPM: 05 - 03 - 29 / 01730
Registo de entrada no MNSR: 4 - 4 - 2005 (Entrada nº 469 / Proc 51)