Descrição: A versão original representa a mais antiga panorâmica impressa da cidade, de autoria inglesa, datada de 1736 - desenhada por Humphrey Duncalf, comerciante da colónia inglesa ligado ao negócio do Vinho do Porto, foi gravada em Londres por William Henry Toms.
A gravura conheceu ampla divulgação durante o século XVIII, tendo sido reproduzida em cinco versões. A presente versão apresenta diferentes dimensões, mantém semelhanças nos aspectos da perspectiva da cidade e do rio, e alterações referentes ao tratamento das personagens nas margens, encontrando-se ausente a legenda indicadora dos edifícios e a inscrição superior.
A representação abarca elementos relevantes da cidade setecentista: a muralha, os principais edifícios, o rio e faina ribeirinha. Com grande rigor descritivo apresenta o Porto numa perspectiva tirada de Gaia, tendo à esquerda o areal da praia de Miragaia, situado extramuros, o limite oeste da muralha delimitado pelo Forte da Porta Nova ou Nobre, seguindo-se todo o pano da muralha ao longo o rio. Ao alto encontram-se os edifícios de S. Bento da Vitória, de um lado, e do outro, a Sé e o primitivo edifício do Paço dos Bispos. A gravura tem também grande rigor e pormenor quanto às embarcações e actividades ribeirinhas, na representação das embarcações, de longo curso e nas de navegação local, ou ainda nas actividades ligadas à faina comercial na praia de Vila Nova, como o labor dos tanoeiros ou o carregamento das pipas.
Origem/Historial: A peça foi incluída no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938-39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940-41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27/879 de 21 de Julho de 1937.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Centro de Fabrico: Inglaterra
Bibliografia
Álbum Comemorativo da Exposição de Estampas Antigas sobre Portugal por Artistas Estrangeiros dos séculos XVI a XIX. Porto: Marânus, 1947
ANDRADE, Monteiro - "A 'vista' mais antiga da cidade ". Boletim Cultural da Câmara Municipal do Porto, vol. XXII, n.ºs 3, 4 (Set.-Dez. 1959), pp. 527-534.
Exposição de Estampas Antigas sobre Portugal por Artistas Estrangeiros sobre Portugal dos Séculos XVI a XIX. Gravuras e Litografias. MNAA. Porto: Imprensa Portuguesa, 1944
Exposições
Exposição de Estampas Antigas sobre Portugal por Artistas Estrangeiros dos séculos XVI a XIX