Descrição: Copo de vidro opalino ou coalhado, forma ligeiramente atrompetada. Depósito com remate de bordo dourado e pintura polícroma de cores cinza, amarelo limão, rosa e verde. Na face central está representada uma figura feminina em três quartos e vista de perfil, assente numa base de ornato rococó com folhagens. Veste traje elaborado, toucado com fita e laço. No verso figura uma flor no depósito.
Origem/Historial: Esta peça faz parte do conjunto que pertenceu à colecção Barros, leiloada no Porto em 3 de Maio de 1947 e que foi comprado pela Direcção-Geral da Fazenda Pública.
Por despacho do Ministro das Finanças de 30 de Junho de 1947, uma parte foi cedida ao Museu Nacional de Soares dos Reis, sendo feito o Auto de Entrega ao mesmo Museu pela Direcção de Finanças do Distrito do Porto em 4 de Abril de 1948.
No "Catálogo dos objectos de Arte, ... Ver maisPintura, Prata, Vidros, Faianças, Porcelanas, Tecidos e Bordados que constituem a notável e valiosa Colecção Barros, para vender no Leilão que terá início em 3 de Maio de 1947 no Palacete da Rua de Cedofeita, 372 Porto" a peça com o número 462 é descrita como "Dois copos de vidro coalhado, com figuras policromadas de homem e mulher. Fabricação francesa."
Incorporação: Aquisição através da Direcção Geral da Fazenda Pública.
Centro de Fabrico: Boémia
Bibliografia
AAVV - Museu Nacional de Soares dos Reis: Roteiro da Colecção. Lisboa: IPM, 2001.
Catálogo dos objectos de arte (...) que constituem a (...) Colecção Barros para vender no Leilão que terá início em 3 de Maio de 1947 no Palacete da Rua de Cedofeita, 379 Porto. Lisboa: Casa Liquidadora Leiria e Nasc
DRAHOTOVÁ, Olga - L´ Art du Verre en Europe. Paris: Grund, 1983
BROZOVÁ, J. - Harrachovské mlécné sklo druhé poloviny. Prague, Století, Charles University, 1978.