Aparição da Virgem a Santo António e a São Filipe Neri

  • Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
  • Nº de Inventário: 827 Pin MNSR
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Anónimo (-)
  • Datação: Século 18
  • Suporte: Tela
  • Técnica: Óleo
  • Dimensões (cm): Alt. 299 x Larg. 163
  • Descrição: Santo António ajoelhado, com o hábito de franciscano, abre os braços perante a visão da Virgem e São Filipe Neri, entre nuvens povoadas de anjos. Nossa Senhora aponta para o vulto do fundador da Congregação do Oratório, um velho calvo de barbas brancas, enfermo, que abre os braços em veneração a Santo António. A Virgem é caracterizada de cabeça coberta, túnica branca e manto azul celeste. Santo António ajoelha junto a uma mesa coberta onde repousam livros de oração e um ramo de açucenas. O drapeado da coberta, vermelha de franja dourada, mostra o tampo retangular da mesa de 4 pés com entalhamentos terminando em bolacha e unidos por travessas. A cena decorre num interior com pavimento cerâmico, de ladrilhos quadrados a vermelho e branco.
  • Origem/Historial: Obra inventariada em 1834 e 1839 no antigo Museu Portuense de Pinturas e Estampas sendo originária da Igreja da Congregação do Oratório de São Filipe Neri (Porto). Consta do “Livro que contém o Inventário Geral de todos os objectos existentes de conta da Comissão Administrativa dos bens dos Conventos abandonados (…), Porto, 18 de Outubro de 1833” (ADP, Fundo do Governo Civil). O Fundo Antigo do Museu contém diversas obras de Pintura originárias dos conventos do Porto abandonados durante as lutas liberais. Foram registadas por João Batista Ribeiro no “Inventário dos objectos pertencentes ao Museu Portuense”, de 5 janeiro 1834 (CMP, Fundo Vitorino Ribeiro), a que se seguiu uma “Relação dos objectos do Museu Portuense entregues pelo ex Director do mesmo, João Baptista Ribeiro à Comissão da Academia Portuense de Belas Artes”, em 6 de julho de 1839 (ADP, Fundo do Governo Civil).
  • Incorporação: Fundo Antigo do Museu, proveniente da Igreja da Congregação do Oratório de São Filipe Neri (vulgo Igreja dos Congregados).

Bibliografia

  • SANTOS, Paula M. Mesquita Leite - "Colecções Monásticas de Pintura no Museu Soares dos Reis". O Tripeiro. Porto: Associação Comercial, 7.ª série, ano XVI (1997), n.º 3, p. 86-91; idem, nº 4-5, p. 122-131; idem, n.ºs 6-7, pp. 192-198; idem, n.ºs 9-10, pp. 185-295; idem, n.ºs 11-12, pp. 342-350; 7.ª série, ano XVII (1998), n.º 1, pp. 12-21; idem, n.º 3, pp. 81-89; idem, n.º 4, pp. 114-120.
  • VALENTE, Vasco - O Museu Nacional de Soares dos Reis (Antigo Museu Portuense). Relatórios de 1933 e 1934, apresentados ao Conselho Superior de Belas Artes pelo seu Vogal correspondente e Director do Museu (...). Porto: Tip. Gonçalves & Nogueira, 1936
  • Ferreira-Alves, J. J. B. (2019). Elementos para a história da construção da Casa e Igreja da Congregação do Oratório do Porto (1680-1703). História: Revista Da Faculdade De Letras Da Universidade Do Porto, 10. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/5693
  • Memórias da Congregaçam do Oratorio da cidade do Porto compendiadas pello trabalho e diligencia do padre Bento Joze da mesma Congregaçãm a que deu principio em 29 de Abril de 1741. Biblioteca Pública Municipal do Porto, ms 1337.
  • MARINHO, Natália e ALVES, Joaquim J.B. Ferreira - Aspectos artísticos da igreja dos Congregados em meados do século XVIII. Obtido em https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6532.pdf

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