Coroação da Virgem

  • Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
  • Nº de Inventário: 828 Pin MNSR
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Anónimo (-)
  • Datação: Século 18
  • Técnica: Óleo sobre tela
  • Dimensões (cm): Alt. 299 x Larg. 162
  • Descrição: Pintura representando a Coroação da Virgem Maria pela Santíssima Trindade. A Virgem está suspensa num tufo de nuvens e cercada de anjos. Enverga túnica branca e manto azul celeste. É ladeada pelas figuras de Jesus Cristo com a cruz (à sua direita) e Deus-Pai, de ceptro na mão (à sua esquerda). Ambos detêm uma coroa dourada fechada que suspendem sobre a cabeça da Virgem. Uma pomba representando o Espírito Santo encima a cena da coroação. A médio plano (à direita) está São José, sentado, de cabeça perfilada e aureolada, com o olhar dirigido para a Virgem e rosto barbado. A figura vem suspensa num tufo de nuvens e sustenta um ramo de lírios brancos na mão direita e a mão esquerda poisada no peito. À direita, uma figura de anjo, disposta meio de frente, detém uma salva dourada com um ceptro.
  • Origem/Historial: Obra inventariada em 1834 e 1839 no antigo Museu Portuense de Pinturas e Estampas sendo originária da Igreja da Congregação do Oratório de São Filipe Neri (Porto). Consta do “Livro que contém o Inventário Geral de todos os objectos existentes de conta da Comissão Administrativa dos bens dos Conventos abandonados (…), Porto, 18 de Outubro de 1833” (ADP, Fundo do Governo Civil). O Fundo Antigo do Museu contém diversas obras de Pintura originárias dos conventos do Porto abandonados durante as lutas liberais. Foram registadas por João Batista Ribeiro no “Inventário dos objectos pertencentes ao Museu Portuense”, de 5 janeiro 1834 (CMP, Fundo Vitorino Ribeiro), a que se seguiu uma “Relação dos objectos do Museu Portuense entregues pelo ex Director do mesmo, João Baptista Ribeiro à Comissão da Academia Portuense de Belas Artes”, em 6 de julho de 1839 (ADP, Fundo do Governo Civil).
  • Incorporação: Conventos abandonados do Porto em 1833

Bibliografia

  • SANTOS, Paula M. Mesquita Leite - "Colecções Monásticas de Pintura no Museu Soares dos Reis". O Tripeiro. Porto: Associação Comercial, 7.ª série, ano XVI (1997), n.º 3, p. 86-91; idem, nº 4-5, p. 122-131; idem, n.ºs 6-7, pp. 192-198; idem, n.ºs 9-10, pp. 185-295; idem, n.ºs 11-12, pp. 342-350; 7.ª série, ano XVII (1998), n.º 1, pp. 12-21; idem, n.º 3, pp. 81-89; idem, n.º 4, pp. 114-120.
  • VALENTE, Vasco - O Museu Nacional de Soares dos Reis (Antigo Museu Portuense). Relatórios de 1933 e 1934, apresentados ao Conselho Superior de Belas Artes pelo seu Vogal correspondente e Director do Museu (...). Porto: Tip. Gonçalves & Nogueira, 1936
  • Ferreira-Alves, J. J. B. (2019). Elementos para a história da construção da Casa e Igreja da Congregação do Oratório do Porto (1680-1703). História: Revista Da Faculdade De Letras Da Universidade Do Porto, 10. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/5693
  • MARINHO, Natália e ALVES, Joaquim J.B. Ferreira - Aspectos artísticos da igreja dos Congregados em meados do século XVIII. Obtido em https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6532.pdf
  • Memorias da Congregaçam do Oratorio da cidade do Porto compendiadas pello trabalho e deligencia do padre Bento Joze da mesma Congregaçam a que deu principio em 29 de abril de 1741. Biblioteca Publica Municipal do Porto, ms 1337

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