Aparição da Virgem a São Filipe Neri
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Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
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Nº de Inventário: 817 Pin MNSR
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Pintura
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Autor:
Anónimo (-)
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Datação: Século 18
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Técnica: Óleo sobre tela
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Dimensões (cm): Alt. 293 x Larg. 166
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Descrição: Pintura representando a Aparição da Virgem Maria a São Filipe Neri. Composição distribuída em dois níveis. No registo inferior, à esquerda, São Filipe Neri ajoelhado e quase de perfil, envergando vestes brancas e casula bordada a ouro, visiona a Virgem. O seu rosto é barbado e a cabeça, calva, revelando a brancura dos cabelos e barbas de um idoso. O braço esquerdo (com manípulo) dobra-se junto ao peito enquanto a mão direita folheia um missal, colocado sobre um altar. Ao lado direito (do observador) esá um barrete negro de eclesiástico, um livro e um ramo de lírios brancos assentes num suporte coberto de tecido vermelho. O santo é precedido de um acólito. No registo superior, a figura da Virgem, suspensa de um tufo de nuvens e envergando vestes brancas e manto azul-celeste, abençoa o santo. Encontra-se rodeada de anjos- Ao fundo, á esquerda, interior de um templo com arcadas.
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Origem/Historial: Obra inventariada em 1834 e 1839 no antigo Museu Portuense de Pinturas e Estampas sendo originária da Igreja da Congregação do Oratório de São Filipe Neri (Porto). Consta do “Livro que contém o Inventário Geral de todos os objectos existentes de conta da Comissão Administrativa dos bens dos Conventos abandonados (…), Porto, 18 de Outubro de 1833” (ADP, Fundo do Governo Civil).
O Fundo Antigo do Museu contém diversas obras de Pintura originárias dos conventos do Porto abandonados durante as lutas liberais. Foram registadas por João Batista Ribeiro no “Inventário dos objectos pertencentes ao Museu Portuense”, de 5 janeiro 1834 (CMP, Fundo Vitorino Ribeiro), a que se seguiu uma “Relação dos objectos do Museu Portuense entregues pelo ex Director do mesmo, João Baptista Ribeiro à Comissão da Academia Portuense de Belas Artes”, em 6 de julho de 1839 (ADP, Fundo do Governo Civil).
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Incorporação: Conventos abandonados do Porto em 1833
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Bibliografia
- SANTOS, Paula M. Mesquita Leite - "Colecções Monásticas de Pintura no Museu Soares dos Reis". O Tripeiro. Porto: Associação Comercial, 7.ª série, ano XVI (1997), n.º 3, p. 86-91; idem, nº 4-5, p. 122-131; idem, n.ºs 6-7, pp. 192-198; idem, n.ºs 9-10, pp. 185-295; idem, n.ºs 11-12, pp. 342-350; 7.ª série, ano XVII (1998), n.º 1, pp. 12-21; idem, n.º 3, pp. 81-89; idem, n.º 4, pp. 114-120.
- VALENTE, Vasco - O Museu Nacional de Soares dos Reis (Antigo Museu Portuense). Relatórios de 1933 e 1934, apresentados ao Conselho Superior de Belas Artes pelo seu Vogal correspondente e Director do Museu (...). Porto: Tip. Gonçalves & Nogueira, 1936
- Ferreira-Alves, J. J. B. (2019). Elementos para a história da construção da Casa e Igreja da Congregação do Oratório do Porto (1680-1703). História: Revista Da Faculdade De Letras Da Universidade Do Porto, 10. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/5693
- MARINHO, Natália e ALVES, Joaquim J.B. Ferreira - Aspectos artísticos da igreja dos Congregados em meados do século XVIII. Obtido em https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6532.pdf
- Memorias da Congregaçam do Oratorio da cidade do Porto compendiadas pello trabalho e deligencia do padre Bento Joze da mesma Congregaçam a que deu principio em 29 de abril de 1741. Biblioteca Publica Municipal do Porto, ms 1337