Descrição: A Virgem ajoelha junto ao Menino segurando o manto branco que protege o seu corpo nú. Da divindade irradiam raios de luz. Tufos de nuvens repletas de anjos músicos projectam a iluminação dourada sobre o Recém-Nascido, deitado na manjedoura. Um grupo de pastores participam da cena: uns ajoelham em atitude de veneração enquanto outros manifestam o seu júbilo em gestos de alegria. Cajados, mantos e vestes curtas, sandálias, botas e chapéus de abas ondulantes formam a indumentária destes caminheiros; dois levam cordeiros como dávida ao Menino. Em primeiro plano destaca-se um pastor com gaita-de-foles seguido de uma pastora que segura uma lanterna. Ao lado de José, à entrada da gruta, o boi e o jumento.
Origem/Historial: Obra originária do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra (santuário) tendo sido incorporada no Antigo Museu Portuense de Pinturas e Estampas em 1834.
Incorporação: Fundo Antigo do Museu, proveniente do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.
Bibliografia
Arte e Música. Iconografia musical na Pintura do séc. XV ao séc. XX (cat. exp. no Museu da Música, Set.'99-Ab.'00, por Maria Helena Trindade et. al.). Lisboa: IPM, 1999
MADAHIL, A. Gomes da Rocha - Inventário do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra à data da sua extinção. Coimbra: Gráfica de Coimbra, 1943
SANTOS, Paula M. Mesquita Leite - "Colecções Monásticas de Pintura no Museu Soares dos Reis. Pintura sobre cobre e esmaltes do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra". O Tripeiro. Porto: Associação Comercial, 7.ª série, ano XVII, n.º 1 (jan. 1998), pp. 12-21; idem, n.º 3 (mar. 1998), pp. 81-89; idem, n.º 4 (ab. 1998), pp. 112-120.
SANTOS, Paula M. Mesquita Leite - "Museu Nacional de Soares dos Reis: Um contributo para a história da Museologia portuguesa". Museu. Porto: Círculo Dr. J. Figueiredo, IV série, n.º 3 (1995), pp. 21-58; idem, n.º 8 (1999), pp. 253-305.
VALENTE, Vasco - O Museu Nacional de Soares dos Reis (Antigo Museu Portuense). Relatórios de 1933 e 1934, apresentados ao Conselho Superior de Belas Artes pelo seu Vogal correspondente e Director do Museu (...). Porto: Tip. Gonçalves & Nogueira, 1936
SANTOS, Paula M. Mesquita Leite - “Três placas com cenas da vida da Virgem no Museu Nacional de Soares dos Reis. A sua relação com a ‘Adoração dos Pastores’ de Spranger-Muller”. In On Copying: Copies of Paintings from Renaissange to Baroque, revista Série W do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa, n.º 7 (2018), pp. 46-55. - http://revistaharte.fcsh.unl.pt/rhaw7/RHA_W_7.pdf
Exposições
Arte e Música. Iconografia musical na Pintura do séc. XV ao séc. XX