Assunção da Virgem
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Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
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Nº de Inventário: 229 Pin MNSR
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Pintura
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Autor:
Anónimo (-)
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Datação: Século 17
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Suporte: Cobre
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Técnica: Pintura a óleo sobre cobre
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Dimensões (cm): Alt. 54,2 x Larg. 40,2
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Descrição: Os apóstolos estão atónitos perante o túmulo vazio da Virgem, que ascende aos céus numa mandorla intensamente iluminada e cercada por anjos. Destacam-se os Quatro Evangelistas (assinalados pela presença de livros e halos) e um dos discípulos de barbas brancas que aponta na direção da Virgem (à esq.); pousada na laje de pedra está a chave da urna.
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Origem/Historial: Obra pertencente a um conjunto de placas alusivas à vida da Cristo e da Virgem originárias do santuário do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra; consta no “Termo de entrega das pinturas e mais objectos para o Museu da Cidade do Porto”, Coimbra, 4 Junho de 1834 (Arquivo da Universidade de Coimbra) entre "Duas dittas [pinturas] Assenção de Nossa Senhora, em Cobre".
Foi inventariada em 1834 e 1839 no antigo Museu Portuense de Pinturas e Estampas tendo sido registada por João Batista Ribeiro no “Inventário dos objectos pertencentes ao Museu Portuense”, de 5 de janeiro de 1834 (Câmara Municipal do Porto, Fundo Vitorino Ribeiro), a que se seguiu uma “Relação dos objectos do Museu Portuense entregues pelo ex Director do mesmo, João Baptista Ribeiro à Comissão da Academia Portuense de Belas Artes”, em 6 de julho de 1839 (Arquivo Distrital do Porto, Fundo do Governo Civil).
Quanto à origem das placas no extinto Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, foi em 1998 revelado o teor de uma crónica ("O Tripeiro", 7.ª sér., XVII, 1, pp. 12-21) onde pela primeira vez se documenta que a melhor pintura sobre cobre das celas dos Cónegos Regulares de St. Agostinho se destinava, após a sua morte, ao adorno do Santuário onde se expunham os relicários. Esse local era uma antiga capela dedicada a S. Francisco, reformada em 1621, cujas paredes da antecâmara eram revestidas a azulejo e cobertas por "lâminas preciosas" com molduras de prata e cobre dourado alusivas à vida do Salvador e da Virgem.
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Incorporação: Fundo Antigo do Museu, proveniente do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.
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Bibliografia
- MADAHIL, A. Gomes da Rocha - Inventário do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra à data da sua extinção. Coimbra: Gráfica de Coimbra, 1943
- SANTOS, Paula M. Mesquita Leite - "Colecções Monásticas de Pintura no Museu Soares dos Reis. Pintura sobre cobre e esmaltes do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra". O Tripeiro. Porto: Associação Comercial, 7.ª série, ano XVII, n.º 1 (jan. 1998), pp. 12-21; idem, n.º 3 (mar. 1998), pp. 81-89; idem, n.º 4 (ab. 1998), pp. 112-120.
- SANTOS, Paula M. Mesquita Leite - "Museu Nacional de Soares dos Reis: Um contributo para a história da Museologia portuguesa". Museu. Porto: Círculo Dr. J. Figueiredo, IV série, n.º 3 (1995), pp. 21-58; idem, n.º 8 (1999), pp. 253-305.
- VALENTE, Vasco - O Museu Nacional de Soares dos Reis (Antigo Museu Portuense). Relatórios de 1933 e 1934, apresentados ao Conselho Superior de Belas Artes pelo seu Vogal correspondente e Director do Museu (...). Porto: Tip. Gonçalves & Nogueira, 1936