Descrição: Interior de uma dispensa de fruta com dois coelhos comendo, um branco e outro preto. A cena desenvolve-se em dois níveis; no primeiro situam-se os roedores rodeados pela fruta - melancia (cortada), uvas e pêssegos, romãs e cerejas; no nível superior, um vaso de vidro com um líquido encarnado e atrás, uma ramagem com cachos de uvas. O grau de perfeição do desenho dos frutos e outros elementos (tronco, vaso) parece equiparar-se aos restantes quadros da série mas o estado em que se encontra a tela não permite fazer uma leitura correta do fundo e de certos pormenores, nomeadamente na zona esquerda, muito obscurecida. A representação é dotada de um certo realismo, que passa pelo intuito de fixar os frutos no momento em que acabam de ser cortados pelos animais roedores.
Pertencendo a uma série, pode eventualmente esta peça com abundância de frutos ser entendida como uma alusão ao outono.
Origem/Historial: Inclui-se entre as primeiras aquisições documentadas na Coleção Allen constando num recibo anterior a 1838 "6 fruteiros grandes/ 58$000" (SANTOS, 2005: 208).
A Coleção Allen (Porto) foi adquirida pela Câmara Municipal do Porto em 1850; depósito no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940 (Dec.-Lei 27.879, de 21 de Julho de 1937). Transferida em 20 dez. 1971 para o Museu Romântico do Porto (Quinta da Macieirinha).
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Bibliografia
ALLEN, Eduardo - Catalogo Provisorio da Galeria de Pinturas do Novo Museo Portuense. Porto: Typographia Commercial, 1853.
SANTOS, Paula M. Mesquita Leite - Um coleccionador do Porto romântico - João Allen (1781-1848). Porto: Imp. Portuguesa/FCT, 2005.
SANTOS, Paula M. Mesquita Leite - Marcas do Tempo. Pintura de mestres de Antuérpia nos Museus do Porto. Tese de Doutoramento em História de Arte, Universidade de Santiago de Compostela, 2011 (dir. Matías Diáz Padrón e Juan M. Monterroso Montero). http://hdl.handle.net/10347/3699
Exposições
Metamorfoses: imanência vegetal, mineral e animal no espaço doméstico romântico.