Descrição: Composição em dois níveis com desque para dois coelhos junto da fruta espalhada - peras, romãs e uvas, figos (inteiros e partidos), pêssegos e peras. Em cima, uma grande taça de vidro (á dir.) com mais fruta comum, como peras, uvas e pêssegos. Há sinais de que a tela foi cortada decorrentes da composição, que denuncia uma certa desproporção entre os vários elementos; notar, por exp, a româ que não mostra a sua forma completa. O estado de conservação impede fazer uma leitura integral da peça mas vê-se que o esquema compositivo é idêntico ao Fruteiro com papagaio (511 Pin CMP) marcado pelos niveis sobrepostos de suportes para os diversos elementos: animais e vegetais. Aqui há mais deficiências de execução e no modelado. O colorido varia entre os amarelos e vermelhos de ce certas espécies de frutos e os verdes-secos e castanhos dos outros elementos vegetais.
Origem/Historial: Inclui-se entre as primeiras aquisições documentadas na Coleção Allen constando num recibo anterior a 1838 "6 fruteiros grandes/ 58$000" (SANTOS, 2005: 208).
A Coleção Allen (Porto) foi adquirida pela Câmara Municipal do Porto em 1850; depósito no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940 (Dec.-Lei 27.879, de 21 de Julho de 1937). Transferida em 20 dez. 1971 para o Museu Romântico do Porto (Quinta da Macieirinha).
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Bibliografia
ALLEN, Eduardo - Catalogo Provisorio da Galeria de Pinturas do Novo Museo Portuense. Porto: Typographia Commercial, 1853.
SANTOS, Paula M. Mesquita Leite - Um coleccionador do Porto romântico - João Allen (1781-1848). Porto: Imp. Portuguesa/FCT, 2005.
SANTOS, Paula M. Mesquita Leite - Marcas do Tempo. Pintura de mestres de Antuérpia nos Museus do Porto. Tese de Doutoramento em História de Arte, Universidade de Santiago de Compostela, 2011 (dir. Matías Diáz Padrón e Juan M. Monterroso Montero). http://hdl.handle.net/10347/3699
Exposições
Metamorfoses: imanência vegetal, mineral e animal no espaço doméstico romântico.