Descrição: Composição de natureza-morta com uma salva de fruta e taça de flores sobre uma mesa. Incluem-se várias qualidades de frutos, que vão desde as romãs aos pêssegos, uvas e figos. Na taça de vidro dispõe-se um arranjo de flores de espécies muito variadas, desde as rosas, cravos, flores-de-laranjeira, tulipas, etc. Em plano de fundo (à esq.) abre-se um jardim, com uma fonte e arvoredo.
Sobressai o colorido dos frutos cuja boa modelação se distingue pela incidência de uma luz artificial; nas flores há o predomínio do vermelho e rosa, branco e azul. A composição faz harmonizar os diversos componentes da flora pondo-os em contraste com um fundo crepuscular, segundo uma tendência que se desenvolveu na evolução da Pintura de natureza-morta.
A distribuição das espécies faz-se um tanto ao acaso concedendo espontaneidade ao conjunto; do mesmo modo, há que atentar noutros pormenores, tais como as parras de videira queimads e os figos maduros, ou as flores caídas sobre a mesa, aspetos subtis que conferem uma nota de naturalidade à natureza-morta. Pertencendo a uma série, pode esta peça com abundância de flores ser entendida como uma alusão à primavera.
Origem/Historial: Inclui-se entre as primeiras aquisições documentadas na Coleção Allen constando num recibo anterior a 1838 "6 fruteiros grandes/ 58$000" (SANTOS, 2005: 208).
A Coleção Allen (Porto) foi adquirida pela Câmara Municipal do Porto em 1850; depósito no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940 (Dec.-Lei 27.879, de 21 de Julho de 1937). Transferida em 20 dez. 1971 para o Museu Romântico do Porto (Quinta da Macieirinha).
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Bibliografia
ALLEN, Eduardo - Catalogo Provisorio da Galeria de Pinturas do Novo Museo Portuense. Porto: Typographia Commercial, 1853.
SANTOS, Paula M. Mesquita Leite - Um coleccionador do Porto romântico - João Allen (1781-1848). Porto: Imp. Portuguesa/FCT, 2005.
SANTOS, Paula M. Mesquita Leite - Marcas do Tempo. Pintura de mestres de Antuérpia nos Museus do Porto. Tese de Doutoramento em História de Arte, Universidade de Santiago de Compostela, 2011 (dir. Matías Diáz Padrón e Juan M. Monterroso Montero). http://hdl.handle.net/10347/3699