Descrição: Uma dispensa de fruta e legumes com um papagaio de penugem vermelha, empoleirado num ramo. Com abertura para o exterior (à dir.), a cena desenvolve-se em dois patamares; no primeiro nível destaca-se uma abóbora aberta (rachada em quatro), entre romãs, limões (cortados ao meio), uvas e cerejas, pêssegos e peras; a um nível superior, uma taça de vidro a transbordar de fruta.
Colorido muito vivo, de vemelhos e amarelos abundantes, sendo de destacar as tonalidades de azul e violeta das uvas e o verde-seco da folhagens. A composição é dotada de um certo realismo, patente em certos detalhes como a abóbora rachada ou os bordos das folhas amarelecidas pelo tempo.
O tema de natureza-morta é naturalmente alusivo ao verão e à coleta de fruta, neste caso muito característica da flora mediterrânica. Uma nota exótica é o papagaio podendo dizer-se que aqui segue uma tendência surgida na evolução da própria natureza-morta. A obra prima pelo excelente nível plástico dos frutos e legumes, tratados com contornos fluidos e vibrantes. Segundo a melhor tradição das "stilleben", a composição faz articular a imagem principal da abóbora acabada de cortar (à dir.), com o papagaio voltado para o observador, em contraponto. Pertencendo a uma série, este fruteiro pode ser entendido como uma alusão ao verão.
Origem/Historial: Inclui-se entre as primeiras aquisições documentadas na Coleção Allen constando num recibo anterior a 1838 "6 fruteiros grandes/ 58$000" (SANTOS, 2005: 208).
A Coleção Allen (Porto) foi adquirida pela Câmara Municipal do Porto em 1850; depósito no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940 (Dec.-Lei 27.879, de 21 de Julho de 1937). Transferida em 20 dez. 1971 para o Museu Romântico do Porto (Quinta da Macieirinha). Foi visto no Roseiral em 1993.
Devolvido ao MNSR em 21/06/2021.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Bibliografia
ALLEN, Eduardo - Catalogo Provisorio da Galeria de Pinturas do Novo Museo Portuense. Porto: Typographia Commercial, 1853.
SANTOS, Paula M. Mesquita Leite - Um coleccionador do Porto romântico - João Allen (1781-1848). Porto: Imp. Portuguesa/FCT, 2005.
SANTOS, Paula M. Mesquita Leite - Marcas do Tempo. Pintura de mestres de Antuérpia nos Museus do Porto. Tese de Doutoramento em História de Arte, Universidade de Santiago de Compostela, 2011 (dir. Matías Diáz Padrón e Juan M. Monterroso Montero). http://hdl.handle.net/10347/3699
Exposições
Metamorfoses: imanência vegetal, mineral e animal no espaço doméstico romântico.