Licoreiro
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 1625 Cer CMP/ MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 28,5 x Alt. 23 x Larg. 19,5
-
Descrição: Licoreiro com suporte de madeira rectangular, com local de colocação de quatro frascos nos ângulos. Zona de colocação de pequenos cálices (14) em dois andares. Ao centro, argola de transporte metálica. Frascos de vidro transparente com um friso de decoração floral dourado na parte superior do bojo. Frisos dourados lisos no gargalo, assim como nas tampas, em forma de bolas. Os cálices, de pequenas dimensões, têm igualmente um friso de estlização floral em volta do depósito.
-
-
Origem/Historial: Esta peça pertenceu a Cristiano Augusto da Silva, que legou ao Museu Municipal do Porto todos os bens com valor artístico que possuía na sua casa na Rua dos Caldeireiros no Porto e na Quinta de S. Bento de Fontão (Ponte do Lima), em testamento de 15 de Julho de 1935.
Depois da sua morte em 24 de Novembro de 1938, foi feito o arrolamento dos bens por representantes do Museu Municipal em 26 e 30 de Novembro do mesmo ano, sendo atribuído um número a cada peça deste legado.
As peças foram então incluídas no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
-
Incorporação: Depósito da Câmara Municiopal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
-