Cálice
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 323 Cer MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 18/19
-
-
Técnica: Vidro lapidado e gravado
-
Dimensões (cm): Alt. 26,4 x Larg. 13
-
Descrição: Cálice de base redonda onde assenta um disco de menores dimensões com ornamentação lapidada, pé alto formado por quatro nós, com diferentes motivos de lapidação. Depósito com forma de sino invertido, com lapidação na parte inferior, e friso largo de remate com motivo floral gravado.
-
-
Origem/Historial: Esta peça faz parte do conjunto que pertenceu à colecção Barros, leiloada no Porto em 3 de Maio de 1947 e que foi comprado pela Direcção-Geral da Fazenda Pública.
Por despacho do Ministro das Finanças de 30 de Junho de 1947, uma parte foi cedida ao Museu Nacional de Soares dos Reis, sendo feito o Auto de Entrega ao mesmo Museu pela Direcção de Finanças do Distrito do Porto em 4 de Abril de 1948.
No "Catálogo dos objectos de Arte, Pintura, Prata, Vidros, Faianças, Porcelanas, Tecidos e Bordados que constituem a notável e valiosa Colecção Barros, para vender no Leilão que terá início em 3 de Maio de 1947 no palacete da Rua de Cedofeita, 379 Porto" a peça com o número 27 é descrita como "Copo grande de vidro lapidado e gravado, com pé."
-
Incorporação: Aquisição através da Direcção-Geral da Fazenda Pública.
-
Bibliografia
- Catálogo dos objectos de arte (...) que constituem a (...) Colecção Barros para vender no Leilão que terá início em 3 de Maio de 1947 no Palacete da Rua de Cedofeita, 379 Porto. Lisboa: Casa Liquidadora Leiria e Nasc