Frasco de frasqueira
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 324.6 Cer MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 18/19
-
-
Técnica: Vidro lapidado
-
Dimensões (cm): Alt. 35 x Larg. 55
-
Descrição: Frasco de frasqueira, de estojo de madeira. Faz parte de um conjunto de sete frascos de três diferentes tamanhos (1 triangular, 2 hexagonais, 4 quadrangulares).
De base e depósito quadrangular, alto e com estrangulamento pronunciado no colo, com ampla curvatura, termina em tampa de bola. Ornamentação floral estilizada lapidada repetida em todas as faces.
-
-
Origem/Historial: Esta peça faz parte do conjunto que pertenceu à colecção Barros, leiloada no Porto em 3 de Maio de 1947 e que foi comprado pela Direcção-Geral da Fazenda Pública.
Por despacho do Ministro das Finanças de 30 de Junho de 1947, uma parte foi cedida ao Museu Nacional de Soares dos Reis, sendo feito o Auto de Entrega ao mesmo Museu pela Direcção de Finanças do Distrito do Porto em 4 de Abril de 1948.
No "Catálogo dos objectos de Arte, Pintura, Prata, Vidros, Faianças, Porcelanas, Tecidos e Bordados que constituem a notável e valiosa Colecção Barros, para vender no Leilão que terá início em 3 de Maio de 1947 no Palacete da Rua de Cedofeita, 379 Porto" a peça com o número 29 é descrita como "Frasqueira com 7 frascos de vidro lapidado."
-
Incorporação: Aquisição através da Direcção Geral da Fazenda Pública
-
Centro de Fabrico: Portugal
Bibliografia
- Catálogo dos objectos de arte (...) que constituem a (...) Colecção Barros para vender no Leilão que terá início em 3 de Maio de 1947 no Palacete da Rua de Cedofeita, 379 Porto. Lisboa: Casa Liquidadora Leiria e Nasc