Milagre de Nossa Senhora da Nazaré
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 37 Grav CMP/ MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Gravura
-
Autor:
Anónimo
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Papel
-
Técnica: Gravura a buril
-
Dimensões (cm): Alt. 13,7 x Larg. 8,5
-
Descrição: Registo de santo. Representação do milagre de Nossa Senhora da Nazaré salvando D. Fuas Roupinho de caír do alto da penha. D. Fuas Roupinho é representado com o cavalo erguido em cima do penhasco, perseguindo o veado que se despenhou no mar, de braço erguido para a Virgem, deixa caír o chapéu. Esta encontra-se na imagem à esquerda, rodeada por nuvens raiadas onde se encontram quatro cabeças de anjo. Veste manto longo aberto em leque, e ostenta, como o Menino Jesus, coroa real. A Virgem encontra-se sentada, a amamentar o menino. O fundo é constituído pela panorâmica do mar, onde se encontra um barco.
A moldura, de desenho barroco, termina superiormente em folhas de acanto adornadas com minuciosas flores, com uma filatera no remate da moldura e a inscrição da obra: N. S. DE NAZARET. Volutas laterais são acompanhadas por minuciosos elementos vegetais, e assentam, inferiormente, em duas aletas sobre peanhas, onde se encontra uma cartela com inscrição.
-
-
Origem/Historial: A peça foi incluída no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938-39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940-41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27/879 de 21 de Julho de 1937.
-
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
-
Bibliografia
- SOARES, Ernesto - Inventário da Colecção de Registos de Santos, Série Preta. Lisboa: Biblioteca Nacional, 1955
- ALVES, Maria Inês Grosso: Registos de Santos, Gravuras Portuguesas dos Séculos XVIII e XIX. Relatório de Estágio, Faculdade de Letras da Unversidade do Porto, 2005.