Descrição: Registo de santo representando Santa Bárbara, virgem e mártir, de corpo inteiro, de pé, de frente ao centro da imagem, com traje de minuciosos bordados e manto, de cabeça raiada e coroa aberta. Na mão esquerda segura a palma do martírio, e a mão direita por detrás de uma nuvem com anjos na parte inferior, onde se ergue um cibório rodeado de orla luminosa e raiado (Santíssimo Sacramento da Eucarístia).
À esquerda, e em segundo plano, encontra-se representada a torre onde foi enclausurada pelo pai.
A moldura rococó,tem decoração profusa e exuberante de volutas, conchas, ramos e flores, apresentando uma cartela inferior recortada com inscrição e decoração de volutas encimada por um feixe de plumas:
"S ta Barbara do Conv.to de S. Fr.co da Cid.e/ O Em.mo Sr. card. Patriarca conced 100 dias de Indulg./ a toda apesoa q. Venerar a Image da Snrª Sta Bar/bara Rezando a Sua Oração verso o antigo/ com um Pai N.ave Mª".
Origem/Historial: A peça foi incluída no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938-39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940-41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27/879 de 21 de Julho de 1937.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Bibliografia
SOARES, Ernesto - Inventário da Colecção de Registos de Santos, Série Preta. Lisboa: Biblioteca Nacional, 1955