Descrição: Registo de santo representando a Virgem Maria sob a invocação de Nossa Senhora das Dores. Em primeiro plano, a figura de Jesus Cristo jazendo morto sobre o túmulo onde se encontra a inscrição da obra. De cabeça assente sobre uma elevação, o corpo desnudo está deitado sobre um lençol. A figura de Mater Dolorosa encontra-se de pé, ao centro da composição, de mãos abertas mostrando os cravos da crucificação. O peito é atravessado por uma espada. De cabeça nimbada, veste túnica e manto bordado na orla. Por trás da figura da Virgem encontra-se a cruz, parcialmente visível, com um lençol pendente nos extremos dos braços e a inscrição superior: "INRI". Aos pés da Virgem encontram-se os instrumentos da Paixão. Em plano afastado, à direita, a perspectiva de uma cidade murada, Jerusalém. Moldura rectílinia de arco de volta inteira a enquadrar a imagem.
Origem/Historial: A peça foi incluída no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938-39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940-41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27/879 de 21 de Julho de 1937.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Bibliografia
SOARES, Ernesto - Inventário da Colecção de Registos de Santos, Série Preta. Lisboa: Biblioteca Nacional, 1955
ALVES, Maria Inês Grosso: Registos de Santos, Gravuras Portuguesas dos Séculos XVIII e XIX. Relatório de Estágio, Faculdade de Letras da Unversidade do Porto, 2005.