Santa Catarina de Alexandria
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 101 Grav CMP/ MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Gravura
-
Autor:
Anónimo
-
Datação: Século 18/19
-
Suporte: Papel
-
Técnica: Buril
-
Dimensões (cm): Alt. 14 x Larg. 9,7
-
Descrição: Registo de santo representando Santa Catarina, Princesa de Alexandria, de corpo inteiro, de pé com vestes de volumosos pregueados, cabeça aureolada com coroa aberta, na mão esquerda o livro aberto e a palma de martírio enquanto a mão direita se apoia na espada. A seus pés, à direita, encontra-se a roda das navalhas, símbolo do seu martírio e no solo as açucenas, símbolos da sua pureza. À esquerda encontra-se a base de uma coluna destruída, de fuste liso sobre pedestal. Em plano de fundo à direita, regista-se a representação do martírio da santa sobre a pira em chamas. À esquerda surgem formas de fogo e nuvens com duas cabeças de anjo. A moldura, de friso estreito ornamentado com contas, termina em arco ornamentado de flores e grinaldas dispostas em volta da cartela central, de forma oval, que ostenta uma sigla. Entre as heras, uma filactera ostenta a incrição parcialmente perdida: "VENERA NA SUA IGR." Inscrição e subscrição truncadas.
-
-
Origem/Historial: A peça foi incluída no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938-39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940-41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27/879 de 21 de Julho de 1937.
-
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
-
Bibliografia
- SOARES, Ernesto; (Organizado e Prefaciado) - Inventário da Colecção de Registos de Santos. Lisboa: Biblioteca Nacional, 1955
- ALVES, Maria Inês Grosso: Registos de Santos, Gravuras Portuguesas dos Séculos XVIII e XIX. Relatório de Estágio, Faculdade de Letras da Unversidade do Porto, 2005.