Descrição: Perspectiva do rio Douro com ambas as margens, em Vila Nova, ao alto o Mosteiro da Serra do Pilar com a igreja. À esquerda em plano de fundo, do lado do Porto, a muralha na zona das Fontaínhas, e em plano próximo a arcada da Ribeira. Na margem a cavalaria francesa encontra-se a perseguir a multidão, várias figuras encontram-se estendidas no chão.
Em plano central, a Ponte das Barcas encontra-se plena de multidão correndo até cerca de metade da sua extensão, até um ponto onde a população se encontra representada caíndo à água. No rio, algumas figuras tentam nadar até à margem. A restante parte da ponte encontra-se vazia.
Origem/Historial: Esta versão tardia dos acontecimentos de 29 de Março de 1809 está de acordo com a visão histórica que defende que a ponte terá sido deliberadamente cortada quando os defensores da cidade se retiravam para a Serra do Pilar, ficando desta forma a salvo dos invasores franceses.
Nesta perspetiva a cavalaria francesa tem uma atitute ativa, perseguindo a multidão, contrariamente à visão que defende como causa da queda da ponte um acidente provocado pelo excesso de peso da população em fuga da cidade, perspetiva representada em outras gravuras que representam o acontecimento (129 Grav CMP/ MNSR e 133 Grav. CMP/ MNSR). Nestas, a cavalaria encontra-se passiva, e a rutura da ponte está localizada próximo da margem. Esta versão encontra-se em estampas coevas, e segue a pintura que esteve colocada na Ribeira do Porto evocando o acontecimento, e que atualmente se encontra na Capela das Almas da Igreja de S. José das Taipas.
A peça foi incluída no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938-39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940-41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27/879 de 21 de Julho de 1937.
Incorporação: Depósito da Câmara Municial do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Centro de Fabrico: Porto
Bibliografia
Exposição Histórico-Militar (Cat. Exp.). Porto: CMP/Gab. História da Cidade, 1958
VITORINO, Pedro - "A Catástrofe da Ponte". Museu. Porto: Círculo Dr. José de Figueiredo, vol. II (Jun. 1943), pp. 122-127.