Técnica: Faiança moldada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a azul
Dimensões (cm): Alt. 25,8 x Larg. 21,4 x Diâm. 10
Descrição: Gomil moldado, em forma de elmo invertido, com bojo esférico canelado, colo elevado e estrangulado, bico contracurvado e com acentuada projecção; pé alto, com ressalto, de base circular com gomos e forma cónica; asa elevada em voluta, com remate inferior em forma de folhagem.
Faiança de esmalte branco e decoração pintada a azul. Bojo e colo decorados, na zona frontal, com ramo de flores de morangueiro; pé decorado com faixa do tipo de "Rouen", com motivos reticulados, alternando com reservas com palmetas, volutas e concheado; bico decorado com motivos vegetais em relevo, salientados por pintura; asa contornada a azul.
Origem/Historial: Esta peça foi adquirida por Rocha Peixoto a António Arroio em 1904. Faz parte do inventário parcial nº 2, feito em 1919, que inclui as aquisições feitas por Rocha Peixoto para o Museu Municipal do Porto entre 1904 e 1909.
Foram mais tarde incluídas no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937. Neste inventário consta, erradamente, que pertenceu à colecção Vitorino Ribeiro.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Porto
Exposições
"Depois de beber, cada hum dá seu parecer" - servir bebidas