Caneca
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 339 Cer CMP/ MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Grés moldado, com vidrado plumbífero de sal
-
Dimensões (cm): Alt. 28 x Larg. 16 x Prof. 12
-
Descrição: Caneca moldada em figura de mulher sentada numa cadeira de espaldar alto e assento paralelipipédico, sobre pequena base irregular e com asa auricular, rematada em voluta na extremidade inferior e apoiada nas costas da cadeira.
Grés castanho com vidrado de sal. A mulher tem uma saia comprida rodada e uma jaqueta com gola de rebuços. Na cabeça tem um lenço e um chapéu no topo (falta a tampa que completa a cabeça). Junto ao corpo tem um cesto com a asa enfiada no braço esquerdo.
-
-
Origem/Historial: Esta peça pertenceu à colecção de Joaquim Vitorino Ribeiro, comprada pelo Museu Municipal do Porto em 1913. Foi por ele atribuída à Fábrica do Choupelo. Faz parte do inventário parcial nº1, feito em 1919, dedicado exclusivamente a esta colecção.
As peças desta colecção foram mais tarde incluídas no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
-
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
-
Centro de Fabrico: Vila Nova de Gaia
Bibliografia
- Faiança Portuguesa. Catálogo - Guia. 2ª ed.: M.N.S.R., 1948