Jarra
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 415 Cer CMP/ MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Faiança moldada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada e estampilhada a azul.
-
Dimensões (cm): Alt. 22,5 x Larg. 16,5
-
Descrição: Jarra moldada, com o bojo em dois registos, sendo o superior mais largo, quase cilíndrico e o inferior arredondado e estreitando para a ligação com o pé que é alto, estrangulado no centro e de base circular alargada, apoiada sobre uma peanha quadrangular. Ombro carenado com cercadura de contas em relevo. Colo estrangulado, com bocal virado para o exterior com motivos em relevo. Asas apoiadas no colo e bojo, em S e rematadas em voluta na parte superior.
Faiança com esmalte branco e decoração pintada e estampilhada a azul. Registo superior do bojo totalmente decorado com barra de flores e folhas estampilhadas sobre fundo azul escuro. Registo inferior decorado com folhas de acanto, em relevo e dispostas em alturas alternadas. No pé, três barras azuis lisas, duas no anel de ligação ao bojo e outra junto à base, que limitam uma cercadura de linhas verticais paralelas. Colo decorado com barras lisas verticais com filetes ondulados entre elas.
-
-
Origem/Historial: Esta peça pertenceu à colecção de Joaquim Vitorino Ribeiro, comprada pelo Museu Municipal do Porto em 1913.
Faz parte do inventário parcial nº 1, feito em 1919, dedicado exclusivamente a esta colecção.
As peças desta colecção foram mais tarde incluídas no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
-
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
-
Centro de Fabrico: Gaia (?)