Jarra
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 753 Cer CMP/ MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: 1857
-
-
Técnica: Faiança rodada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada e estampilhada a azul
-
Dimensões (cm): Alt. 30,5 x Diâm. 17,5
-
Descrição: Jarra rodada, periforme, com o bojo arredondado, ombro carenado, colo alto, estrangulado no centro, bordo revirado para fora e pé circular com estrangulamento na ligação ao bojo.
Faiança com esmalte branco e decoração pintada e estampilhada a azul. Bojo decorado com dois medalhões com uma custódia sobre nuvens, com videiras do lado esquerdo do observador e espigas do lado direito, tendo por baixo a inscrição: SN/ 1857. A ligar os dois medalhões, faixas ondulantes a imitar tecido, com ramos de folhas nos intervalos. No ombro, barra de SS sobre fundo azul claro, que se repete na ligação do bojo ao pé. No colo, cercadura contínua de flores estilizadas abertas a branco no fundo azul escuro. Em volta do pé, caneluras verticais e paralelas brancas sobre fundo azul escuro.
-
-
Origem/Historial: Esta peça pertenceu à colecção de Joaquim Vitorino Ribeiro, comprada pelo Museu Municipal do Porto em 1913.
Faz parte do inventário parcial nº 1, feito em 1919, dedicado exclusivamente a esta colecção.
As peças desta colecção foram mais tarde incluídas no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
-
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
-
Centro de Fabrico: Porto ou Gaia