Caneca
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 1099 Cer CMP/ MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Faiança rodada com esmalte estanífero branco e decoração estampilhada a castanho e bege
-
Dimensões (cm): Alt. 17 x Larg. 14,3 x Diâm. 11,6
-
Descrição: Caneca rodada, com o bojo esférico, colo cilíndrico alto e largo, na frente do qual se abre um bico triangular, pé circular, estrangulado na ligação ao bojo e virado para o exterior e asa em dupla fita cruzada com canelura central e remate em relevo em forma de flor, apoiada no colo e no bojo.
Faiança com esmalte branco e decoração estampilhada a castanho e beige. Bojo decorado com uma cercadura de elementos vegetais pendentes, partindo de uma faixa de traços formando gradeado no ombro. No colo, uma cercadura de flores com folhagem. Em volta da base e junto ao bordo, um filete. Bico sublinhado com traços radiais, partindo do vértice.
-
-
Origem/Historial: Esta peça pertenceu à colecção de Joaquim Vitorino Ribeiro, comprada pelo Museu Municipal do Porto em 1913.
Faz parte do inventário parcial nº 1, feito em 1919, dedicado exclusivamente a esta colecção.
As peças desta colecção foram mais tarde incluídas no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
-
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
-
Centro de Fabrico: Gaia ou Viana