Descrição: Espada de lâmina curva (sabre), de gume único ao longo das goteiras que correm até 13,5 cm da ponta. A partir deste ponto passa a possuir dois gumes. A lâmina é lisa, sem qualquer decoração ou marca. Os quartões são rectos decorados com motivos vegetalistas e terminam em pequenas esferas. Os escudetes, em bronze, com decoração vegetalista prolongam-se para dentro do punho. O punho é em marfim, com decoração incrustada de bronze, que falta no lado sinistro do mesmo. Possui um orifício circular na sua extremidade superior para passagem do fiador. O capacete em bronze decorado com pontos e motivos repetitivos circunda todo o punho.
Origem/Historial: A peça foi identificada e datada, pelo arquitecto Armando Almiro Canelhas, aquando de um breve estudo da colecção de armaria em 15 de Outubro de 1984. Em 2011 procedeu-se a um estudo e descrição mais pormenorizado.
Incorporação: António Coelho Moura
Bibliografia
Roteiro do Museu da Guarda: Instituto Português de Museus / Museu da Guarda, 2004.
Galamba, Ulrico Falcão - A COLECÇÂO DE ARMAS DO MUSEU DE ÉVORA. CENÁCULO Boletim on line do Museu de Évora. Évora. Évora : Joaquim Oliveira Caetano. http://museudevora.imc-ip.pt