Retrato de D. Julião d'Alva, Bispo de Miranda
-
Museu: Museu do Abade de Baçal
-
Nº de Inventário: 80
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19
-
Suporte: Tela
-
-
Dimensões (cm): Alt. 121 x Larg. 90
-
Descrição: Pintura de Retrato que pertence a um conjunto de seis telas. Nesta tela encontra-se representado D. Julião d' Alva, (3 º Bispo de Miranda de 1560-1564). Ao centro da composição aparece a figura do Bispo, representada a ¾, voltado para a direita em pé aparentando alguma idade, tem solidéu na cabeça de cor negra, cabelos grisalhos e olhos castanhos. Enverga veste preta guarnecida a vermelho, sobrepeliz branca e um crucifixo ao peito. Na mão esquerda segura um livro aberto, voltado para o observador, com a inscrição: "Constituciones Synodaes do Bispado de Miranda", e na mão direita, ornamentada por um anel no dedo anelar, segura uma pena. À sua frente, do lado direito, tem uma mesa coberta com pano vermelho, sobre a qual estão dois livros fechados que apoiam o livro que segura com as mãos e um tinteiro. No canto superior direito tem a legenda do retrato a seguir transcrita: "D. Julianus Dalva ex oppido / de Madrigal in Hispania, Regioe Magestatis sacrificus maximus / in Eccl.Cathedrali hujus Dioecesis / primus synodum dioecesanam / celebravit XI novembris anno Do / mini M.D.LXIII Constituciones / que sancivit, obiit in oppido Villa Franca hujus dioe / cesis ibique jacet".
-
-
Origem/Historial: Segundo as Actas do Colóquio, O Abade de Baçal é feita referência à despesa feita com a restauração dos quadros dos Bispos pelo Sr. Henrique Tavares, onde foi gasta a quantia de 630$00, em 28 de Fevereiro de 1928.
-
Incorporação: Fundo Antigo do Museu
-
Bibliografia
- ALVES, Francisco Manuel, Abade de Baçal - Bragança: Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança, Tomo II. [s.l.]: C.M.B./ I.P.M., 2000
- Instituto Português de Museus - Roteiro do Museu do Abade Baçal - Bragança. [s. l.]: 1994
- JACOB, João Manuel Neto (coord.) - Actas do Colóquio, O Abade de Baçal. Bragança: Artegráfica Brigantina, 1999