Descrição: Pintura a óleo sobre madeira, de tons escuros, onde está representada uma Santa. A cena decorre na cela (?) da Santa com uma pequena janela, visível no canto superior direito da composição, que deixa trespassar a luz que ilumina a composição e chão em pedra decorado por motivos geométricos. A figura da Santa aparece no lado esquerdo da composição, em pé voltada para a direita, em oração com as mãos postas. Tem pele clara e rosada, resplendor n... Ver maisa cabeça e enverga o hábito da Ordem. Do lado direito da composição está uma cómoda em madeira com uma gaveta aberta da qual pende um rosário branco. A cómoda está protegida por uma toalha branca com franjas, em cima da qual se encontra um livro de capas vermelhas, um castiçal com vela e um oratório. O oratório é composto por uma pintura da Virgem com o Menino ao colo. A moldura da pintura, de formato rectangular, assemelha-se a um templo, nos lados tem duas colunas coríntias e na parte superior tem um friso com dois pináculos (um de cada lado) e uma concha a toda a largura que suporta uma cruz de cristo ligada à concha por bolbos e bolacha. Nesta obra, ambos os protagonistas têm pele clara e rosada e resplendor na cabeça. A Virgem, representada a meio corpo, enverga túnica avermelhada e manto azulado pela cabeça com uma cruz na testa e uma estrela de oito pontas no ombro direito (oito é o número do Novo Testamento; anuncia a felicidade da idade futura; é o número do renascimento pelo Baptismo, da Ressurreição e da Vida Eterna; alude à sabedoria celeste que ordenou a totalidade do Mundo). Com o braço esquerdo segura o Menino, com cabelos castanhos e ondulados e olhos na mesma cor e enverga uma túnica em tons de vermelho e dourado. O Menino segura um livro debaixo do braço esquerdo e tem a mão direita em sinal de pregação.