Descrição: Pintura a óleo sobre tela representando, em primeiro plano, dois homens com Capas de Honra Mirandesas e em segundo plano penedos e nuvens. Moldura dourada com folhas de acanto nos cantos e bordadura de folhas de oliveira. No lado inferior tem duas placas metálicas com inscrição: "PENEDO AMARELO / (Terras de Miranda)", numa delas e "Joaquim Lopes", na outra.
Origem/Historial: Obra realizada após a Campanha Artística de Bragança (1934), orientada pelo Pintor Joaquim Lopes, existindo para este trabalho final um estudo a óleo sobre madeira no Museu Grão Vasco (Penedo Amarelo - Miranda do Douro, MGV. Inv.2321), em Viseu, no qual se observa a parte que representa o Penedo. As figuras de mirandeses deverão ter sido anotadas na mesma campanha, a lápis sobre papel, conforme era hábito na actividade do artista, porém desconhece-se hoje a existência desses mesmos desenhos. Segundo as Actas do Colóquio, O Abade de Baçal é feita referência à importância enviada, em 31 de Janeiro de 1936, ao pintor Joaquim Lopes pelo cheque 45 da caixa Filial para liquidação de des mil escudos, preço do ajuste do quadro "Penedo Amarelo". A importância enviada é aquela que se verifica em Agosto de 1935 de 3000$00.
Incorporação: Fundo Antigo do Museu
Bibliografia
JACOB, João Manuel Neto (coord.) - Actas do Colóquio, O Abade de Baçal. Bragança: Artegráfica Brigantina, 1999
GORJÃO, Sérgio; Joaquim Lopes (1886-1956) – Coleções do Museu Grão Vasco, Viseu, Grupo de Amigos do Museu Grão Vasco, 2012