Roca
-
Museu: Museu do Abade de Baçal
-
Nº de Inventário: 379
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Equipamento e utensílios
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1921
-
Suporte: Madeira
-
-
Dimensões (cm): Alt. 88 x Diâm. 5
-
Descrição: Roca em madeira.
Roca constituída por três elementos: o cabo, o roquil e a torre, sendo que o primeiro e o último são talhados no mesmo pedaço de madeira.
O cabo, cilíndrico, possui na parte superior o roquil, bicónico e de tipo fechado. Este tem um bojo formado por várias aduelas de cana, que se ligam ao cabo e à torre através de um enrolamento de fio que envolve as extremidades do roquil. As aduelas apresentam, no interior e a metade da altura, um ciso circular. Tem no interior sementes que chocalham quando a roca é abanada.
A roca é rematada por uma torre cilindriforme com destaque piramidal na extremidade superior.
É decorada com "janelas" rectangulares e vazadas, arcadas, aves e ramos de folhas. e com frisos de desenhos geométricos obtidos por incisão e entalhe.
A metade superior do cabo possui duas aberturas circulares, onde está introduzido um prendedor de fuso, composto por uma tira rectangular de couro com ornamentação vazada, de configuração geométrica. Esta tem um ilhó e um engrossamento na ponta, com um orifício central, para fixação do fuso. Está ornamentada com diversos motivos incisos: barras circulares de desenhos geométricos, ramos de flores e aves. Tem friso com data incisa "ANO D. 1921"
Sustentada por dois nós, que a fixam à roca na base da torre e a meio do cabo, tem uma tira de couro. Junto ao nó do cabo tem agulha (partida na ponta) onde são visíveis as iniciais: O R G.
-
-
-
Incorporação: Fundo Antigo do Museu
-