Arca dos Santos Óleos

  • Museu: Museu do Abade de Baçal
  • Nº de Inventário: 1121
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Mobiliário
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: 1757/1770
  • Técnica: A arca é construída em madeira maciça de pau-santo com samblagens escondidas do tipo "furo e respiga" e a tampa é fixada com cola animal e cavilhas de pau-santo. Possui no interior, a meia altura, uma prancha com três aberturas circulares que servem para colocar as âmbulas. O acabamento de superfície é envernizado com polimento a goma-laca e aplicação de cera de abelha.
  • Dimensões (cm): Alt. 114 x Larg. 118 x Prof. 8
  • Descrição: Arca destinada a guardar as três âmbulas de prata que alojavam os três Santos Óleos (o óleo dos Catecumenos para o Baptismo, o óleo do Crisma para o Crisma, e o óleo dos Enfermos para a Unção dos Enfermos/Extrema Unção), normalmente consagrados pelo Bispo durante a Missa Crismal da Quinta-Feira Santa. Era colocada no centro da Igreja ou de outra dependência religiosa. Esta peça reproduz fielmente os protótipos romanos que serviam de urnas para a exposição do Santíssimo Sacramento. Os pés em forma de garra segurando uma bola, característica da arte joanina, a grande qualidade do entalhe, tipo Rocaille e as várias tonalidades do pau-santo, contribuem para uma grande beleza cromática e de textura desta peça. A decoração entalhada concentra-se na parte superior das pilastras, rodapés recortados e faixas diagonais da tampa. A encimar a tampa existe um elemento saliente cujo topo é constituído por uma "flor em botão" a desabrochar, rodeada de muitas pétalas. A meio da tampa, ocupando uma faixa central larga, aparece esculpido o brasão de armas do 23 º Bispo de Miranda, D. Frei Aleixo de Miranda Henriques (1757-1770). Ao centro, na frente e rectaguarda do corpo, existem dois escudetes em bronze dourado e que assinalam as duas fechaduras que permitem abrir e fechar a tampa. Ao centro da zona superior das ilhargas e no mesmo enfiamento, na tampa, existem quatro pegas (duas de cada lado) em bronze fundido e dourado.
  • Origem/Historial: Origem da peça - antiga Sé de Bragança. Foi encomendada para o 23 º Bispo de Bragança e Miranda, D. Frei Aleixo de Miranda Henriques (1757-1770).
  • Incorporação: Antiga Igreja da Sé, diocese de Bragança e Miranda.
  • Centro de Fabrico: Lisboa (?)

Bibliografia

  • COELHO, Dom António - O.S.B. - Curso de Liturgia Romana. Braga: 1941
  • FREIRE, Fernanda Castro - 50 dos Melhores Móveis Portugueses. Lisboa: Publicações S. A, 1995
  • Instituto Português de Museus - Roteiro do Museu do Abade Baçal - Bragança. [s. l.]: 1994
  • MONTEVECCHI, Benedetta; Rocca, Sandra Vasco (Coord.) - Dizionari terminologici Supp. ellettile ecclesiastica I. Firenza: 1987
  • TEIXEIRA, José de Monterroso - Catálogo da Exposição "Le Triomphe du Baroque" - Europália 91. Bruxelas: 1991
  • TEIXEIRA, José de Monterroso - Triunfo do Barroco. Lisboa: Comissão das Descobertas - Centro Cultural de Belém, 1993

Exposições

  • Le Triomphe du Baroque

    • Palais de Beaux-Arts em Bruxelas/ Europália
    • 19/9/1991 a 29/12/1991
    • Exposição Física
  • Triunfo do Barroco

    • Centro Cultural de Belém
    • 10/6/1993 a 26/9/1993
    • Exposição Física
  • Cristo Fonte de Esperança - Exposição do Grande Jubileu do ano 2000

    • Edifício da Alfândega do Porto
    • 17/6/2000 a 15/9/2000
    • Exposição Física

Multimédia

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