Descrição: Estela funerária em mármore.
Cabeceira supostamente semi-circircular, incompleta, cujos elementos decorativos a filiam no tipo "Picote". Encontra-se fracturada superior e inferiormente.
Decoração: No que resta da cabeceira, do lado direito, e logo acima do campo epigráfico, vestígios de esquadro e da superfície em ressalte que suportaria a presença de roda de raios curvos.
Na parte inferior, em painel cruciforme e obtidos por incisão, flecha... Ver mais e gládio de lâmina plana terminada em ponta.
Abaixo deste registo decorativo intermédio, três arcos com peralte ultrapassado, em forma de "empunhadura de espada", inscrito em quadrado rebaixado.
Campo epigráfico: cruciforme e delimitado por linha incisa comum ao painel decorativo que lhe subjaz.
A delimitação cruciforme dos campos figura, na periferia da estela, pilastras sobrepostas.
Tem a seguinte inscrição: "D(is) M(anibus) / [C]ALPVRNIO / REBVRRINO / EQVITI . AL(ae) . II . FL(auiae) / 5C(---) . S(it) . T(ibi) . T(erra) . L(euis)" - Aos deuses Manes. A calpúrnio Reburrino, cavaleiro da II Ala Flávia (---). Que a terra te seja leve.
Origem/Historial: Encontrada na parede de uma casa de Babe, aquando da sua demolição.
segundo Albino Pereira Lopo pode ser oriunda do sitio do Sagrado em Babe / Bragança.
Ofereceu-a ao Museu de Bragança um pedreiro, por intermédio do reitor Francisco Manuel Pires. Já no Museu esteve exposta no jardim ( lado esquerdo, canto direito ).
Segundo ALVES, Francisco Manuel, "Lápide funerária, de granito, que estava no adro da igreja de Babe, concelho de... Ver mais Bragança, de onde veio para o Museu por intermédio do reverendo Francisco Manuel Pires, reitor da freguesia"
Incorporação: Ofereceu-a ao Museu de Bragança um pedreiro, por intermédio do reitor Francisco Manuel Pires
Bibliografia
ALVES, Francisco Manuel, Abade de Baçal - Bragança: Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança, Tomo IX - Arqueologia, Etnografia e Arte. [s.l.]: C.M.B./ I.P.M., 2000
REDENTOR, Armando - Trabalhos de Arqueologia 24 - Epigrafia Romana da Região de Bragança: M.C./ I.P.A.
Exposições
ORDO ZOELARVM - Arqueologia e Identidade do Nordeste de Portugal