Descrição: Ara em granito.
O trabalho de molduração estende-se pelas quatro faces do monumento, estando duas (opostas) epigrafadas. O capitel tem a cornija dividida em duas faixas e a sua ligação ao fuste faz-se por intermédio de toro e duplo filete.
A parte superior, escavada, está delimitada por um rebordo com cerca de 4,5 cm de largura e tem uma cavidade, sensivelmente quadrangular. Ao centro demarcado a toda a volta por uma banda ligeiramente rebaixada. O rebordo apresenta entalhes junto aos seus quatro cantos.
É possível que o topo tenha sido originalmente trabalhado e só posteriormente escavado com vista à reutilização do monumento, muito provavelmente, como suporte do altar da capela de S. Pedro, sob o qual foi encontrado.
A molduração da base apresenta, na ligação ao fuste, toro prolongado em garganta reversa.
As inscrições encontram-se gravadas em faces opostas do fuste, sem que haja qualquer delimitação do campo epigráfico. Tem as inscrições: Inscrição a):
"I(oui) . O(ptimo) . M(aximo) / T(---) . I(---) . L(---) / ET . P(---) . P(---) / EX . VO / 5TO"
Inscrição b):
"I(oui) . O(ptimo) . M(aximo) / T(---) . I(---) . L(---) / ET . P(---) . P(---) / EX . VO / 5TO" - A Júpiter Óptimo Máximo, T(---) I (---) L(---) e P(---) P(---), por voto.
Origem/Historial: Cardoso Borges refere que teria sido encontrada debaixo do altar da capela de S. Pedro Velho e que ele próprio teria dado ordens para que fosse conduzida para Bragança. Por razões desconhecidas não chegou a sair de Babe, vindo a ser redescoberta por Albino Lopo, metida na parede do adro da Igreja Paroquial ( à direita de quem entra).
Deu entrada no Museu Municipal de Bragança por intermédio do reverendo Francisco Manuel Pires, reitor de Babe.
Incorporação: Deu entrada no Museu Municipal de Bragança por intermédio do reverendo Francisco Manuel Pires, reitor de Babe.
Bibliografia
ALVES, Francisco Manuel, Abade de Baçal - Bragança: Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança, Tomo I. [s.l.]: C.M.B./ I.P.M., 2000
ALVES, Francisco Manuel, Abade de Baçal - Bragança: Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança, Tomo IX - Arqueologia, Etnografia e Arte. [s.l.]: C.M.B./ I.P.M., 2000
REDENTOR, Armando - Trabalhos de Arqueologia 24 - Epigrafia Romana da Região de Bragança: M.C./ I.P.A.
SILVA, Armando Coelho Ferreira da, "Ordo Zoelarum - Arqueologia e Identidade do Nordeste de Portugal", Instituto dos Museus e da Conservação, 2011
Exposições
ORDO ZOELARVM - Arqueologia e Identidade do Nordeste de Portugal