Descrição: Ara votiva em mármore.
Foi trabalhada nas quatro faces. Apesar de bastante deteriorada, sobretudo ao nível do capitel, na base e em todo o lado esquerdo, é ainda possível reconstituir a molduração que ostentava.
Na ligação do capitel ao fuste percebe-se uma molduração baseada num quarto de círculo associado a bocel directo, conservada na face direita e posterio.
Na ligação da base ao fuste, a molduração, conservada nas faces anterior e posterior, é diferente, baseando-se em chanfro reverso seguido de quarto de círculo e de uma finíssima ranhura.
Superiormente, pequeno foculus circular rebaixado ( Diâmetro = 10 ).
A metade esquerda do monumento é percorrida longitudinalmente por fissura.
No campo epigráfico (ocupa o fuste) tem a seguinte inscrição: "DEO / [A]ERNO / LVCR(etius) / VALENS / 5 EX / VOTO" - Ao deus Erno. Lucrécio Valente, por voto.
Origem/Historial: Estava colocada junto à porta da capela do Senhor de Malta. Deu entrada no Museu de Bragança por intermédio de Amadeu Humberto de Sá Morais. Esteve exposta no jardim ( lado direito ). Neste momento está em exposição na Sala 3 do Museu.
Incorporação: Deu entrada no Museu de Bragança por intermédio de Amadeu Humberto de Sá Morais
Bibliografia
ALVES, Francisco Manuel, Abade de Baçal - Bragança: Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança, Tomo IX - Arqueologia, Etnografia e Arte. [s.l.]: C.M.B./ I.P.M., 2000
REDENTOR, Armando - Trabalhos de Arqueologia 24 - Epigrafia Romana da Região de Bragança: M.C./ I.P.A.
SILVA, Armando Coelho Ferreira da, "Ordo Zoelarum - Arqueologia e Identidade do Nordeste de Portugal", Instituto dos Museus e da Conservação, 2011
Exposições
ORDO ZOELARVM - Arqueologia e Identidade do Nordeste de Portugal