Espingarda
-
Museu: Museu da Guarda
-
Nº de Inventário: 866
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Armas
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1801/1816
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 106,3
-
Descrição: Espingarda militar inglesa de pederneira transformada em percussão. Cano cilindrico e liso em toda a sua extensão. Possui cauda com parafuso para fixar. O cano é de alma lisa. No cano punção de Birgham: duas lanças cruzadas e coroadas; coroa com I por baixo e outra punção indecifravél. O fuste acompanha o cano até 26 cm da boca. o fuste está rachado e seguro por uma braçadeira, e tem uma argola. Na contra-chapa do fecho a madeira encontra-se segura por pregos dobrados. O fecho era de pederneira transformado em percussão. O cão tem motivos geométricos gravados. Na chapa do fecho PR coroado (Principe Regente). O couce e a sua protecção em ferro encontram-se em mau estado, estando parte do couce pregado. Tem vareta que não é da espingarda, pois é mais curta que o cano.
-
-
Origem/Historial: Espingarda fabricada em Inglaterra, para o exército português. Tem por isso a punção na chapa do fecho de PR - Principe Regente, o futuro D. João VI. E no cano a punção de Birgham.
O cano e o fuste foram cortados para aumentar a precisão de tiro.
-
Incorporação: De António Coelho Moura
-
Bibliografia
- Galamba, Ulrico Falcão - A COLECÇÂO DE ARMAS DO MUSEU DE ÉVORA. CENÁCULO Boletim on line do Museu de Évora. Évora. Évora : Joaquim Oliveira Caetano. http://museudevora.imc-ip.pt