Contador em pau-santo com aplicação de metais dourados
-
Museu: Museu José Malhoa
-
Nº de Inventário: Mob 189
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1959
-
-
Técnica: Aplicação de espelhos em latão dourado
-
Dimensões (cm): Comp. 1070 x Alt. 1530 x Larg. 480
-
Descrição: Este contador do século XX obedece a uma cópia do século XVII. Composto por uma trempe e por um alçado - o contador, propriamente dito - este contador é composto por oito gavetas repartidas por 4x3 almofadas lavradas e decoradas com ferragens de metal amarelo. A trempe deste móvel encontra-se vasada optando-se pela aplicação de uma gramática decorativa de vazamento. Desta forma, o trabalhado da madeira obedece a um recorte do Barroco optando-se pela utilização das folhagens, tão características daquele estilo decorativo.
As almofadas, lavradas e torneadas, passam a ser destacadas da superfície do móvel onde se aplicam as ferragens em metal dourado de fino recorte e de bom gosto, que completam esta peça de mobiliário.
O magnífico trabalho dos metais incide, essencialmente, no recorte do espelho lateral decorado com arranjos florais.
-
-
Origem/Historial: Contador em pau-santo do século XX obedece a uma cópia fiel do século XVII. Refira-se que esta peça de mobiliário, de uma forma geral, é composta por duas peças: o suporte - denominado de mesa ou trempe - e o contador, propriamente dito.
Os contadores portugueses marcaram, sem dúvida, o panorama do mobiliário português do século XVII, sendo que artisticamente optou-se por fazer sobressair o valor e qualidade da madeira de pau-santo, visto que, a talha dourada é substituída pela sobriedade do trabalhado da madeira.
A trempe alteia-se, em relação à altura dos bufetes, apresenta-se decorada com torneados ao nível da decoração das pernas e dos travamentos das travessas. A testeira apresenta uma decoração elaborada de talha aberta nos coroamentos ou testeiras da guarnição superior.
-
Incorporação: Aquisição de um contador à firma José Soares de Oliveira & Filhos, Lda.
-
Centro de Fabrico: Caldas da Raínha
Bibliografia
- BRUNT, Andrew - Guia dos Estilos de Mobiliário. Lisboa: Editorial Presença, 1990
- GUIMARÃES, Alfredo - Mobiliário Artístico Português. Elementos para a sua História, vol.II. Guimarães: Edições Pátria, 1935
- GUIMARÃES, Alfredo; SARDOEIRA, Albano - Mobiliário Artístico Português. Elementos para a sua História, vol. I. Lamego: Marques Abreu, 1924
- PEREIRA, Paulo (dir.) - História da Arte em Portugal, vol.III. Lisboa: Edições Círculo de Leitores, 1994
- QUÉANT, Olivier - Styles de France. Meubles et Ensembles de 1610 à 1920. Paris: Les Publications de France
- SANTOS, Reynaldo dos - Oito Séculos de Arte Portuguesa. História e Espírito, vol.III. Lisboa: Empresa Nacional de Publicidade, 1970