Descrição: Colete de tecido (gros de Tours) de seda branca, bordado com fios de seda frouxa policroma a pontos lançado, pé-de-flor e nó, formando motivos florais e vegetalistas. Cós alto e pequena aba. Frentes com dois bolsos metidos e paletas recortadas, cujas abas se afastam em triângulo. Cós, frentes e bolsos bordados.
Abotoa com botões circulares forrados e bordados representando flor. Costas de tafetá de seda creme, com costura central terminando em pequena abertura. Forro de tafetá de seda creme.
Origem/Historial: Esta peça, proveniente do palácio das Necessidades, foi depositada pela Administração da Casa Real no Museu Nacional dos Coches e incorporada em 07/03/1913.
Incorporação: Transferência do Museu Nacional dos Coches
Centro de Fabrico: Portugal
Bibliografia
PORTUGAL. Museu Nacional do Traje; TEIXEIRA, Madalena Braz (coord.) - O Traje Império, 1792-1826 e a sua época. Lisboa : Instituto Português de Museus, 1992. Catálogo de exposição
CASCAIS. Museu-Biblioteca dos Condes de Castro Guimarães; PORTUGAL. Museu Nacional do Traje - Traje de corte: séc. XVIII e Império. Cascais : Câmara Municipal de Cascais, 1984. Catálogo de exposição