Descrição: Vestido de noiva de tafetá de seda (crepe) creme e renda guipure da mesma cor. Corpo com cós alto armado com barbas pelo interior e encaixe de renda guipure, guarnecido com rouche de seda, disposta em semi-círculo na parte inferior do encaixe. Frentes franzidas, "papos de rola", terminando em faixa drapeada formando bico ao centro. Costas idênticas à frente com abertura central. Abotoa atrás com vinte colchetes e aselhas de metal prateado. Manga curta muito franzida, com punho alto formado por entremeio de renda guipure ladeada por rouche de seda e guarnecida, na extremidade, por folho da mesma renda.
Saia comprida com cauda, muita franzida na cintura e guarnecida na extremidade com folho da mesma renda. Forro de tafetá de seda creme com aplicação, na extremidade, de um folho de seda e dois folhos sobrepostos de renda mecânica branca com decoração floral. Abotoa atrás com sete molas e um colchete.
Aplicação de fita de cintura de sarja de seda creme.
Etiqueta: "Robes / Soeurs Souza / 30BIS Rue Bergère Paris / Manteaux".
Origem/Historial: Pertenceu a Laura Teixeira Alves da Veiga, do Porto, que casou no dia 5 de Novembro de 1906.
Incorporação: Veiga de Oliveira
Bibliografia
PORTUGAL. Museu Nacional do Traje; TEIXEIRA, Madalena Braz (coord.) - Traje de Noiva 1800-2000. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1996. Catálogo de exposição
Exposições
Traje de Noiva 1800-2000
Piso 1, Museu Nacional do Traje, Lumiar, Lisboa
Exposição Física
50 Anos de Traje de Noiva
Edifício-sede da Fundação Estúdio DOMO AMI, Milão
18/9/1998 a 18/11/1998
Exposição Física
Vestidos de Noiva: Séculos XIX e XX
Casa Municipal da Cultura de Cantanhede, Cantanhede