Descrição: Vestido formado por corpo e saia com tournure de cetim de seda lavrada verde escura, formando motivos florais e geométricos. Corpo muito justo com pequena aba, terminando em bico atrás. Decote redondo com cós alto de veludo cortado de seda verde. Peitilho do mesmo veludo formando papo de rola. A contornar o peitilho e o decote, galão de froco, borlas, pingentes e vidrilhos. Manga justa a 3/4, com virola do mesmo veludo. Aperta por baixo do pei... Ver maistilho com colchetes de metal pobre. Primeira saia de cetim de seda azul com folho plissado de seda lavrada verde. Segunda saia formando charpa na frente, ladeada por tiras do mesmo veludo, com aplicação do lado esquerdo de galão igual ao do corpo. Sobre a tournure, tufos da mesma seda lavrada e veludo.
Pano suplementar de forma rectangular do mesmo tecido.
Origem/Historial: Pertenceu à família do doador.
Terá pertencido a Maria Rita da Conceição (1808-1894), tia-tetravó do doador, de Almada. Casou em 1835 com Manuel José Gomes (1802-1881), vereador da Câmara Municipal de Almada e abastado industrial de moagem, fundador da Fábrica do Caramujo. Tiveram nove filhos, entre os quais Madalena Cecília Gomes Ahrends (1853-1940), a quem terão pertencido peças desta mesma doação Passanha Guedes.
Para a históri... Ver maisa da família, ver a monografia:
Cabral, António José, “História de uma Casa de Família. A casa da Rua de São Caetano nº 2, em Lisboa”, Edição de autor: António José Cabral, 2024.