Técnica: Corpo: cetim; tecido lavrado; renda mecânica creme; mousseline; sarja; renda guipure; passamanaria; Saia: cetim; veludo preto; tafetá; sarja; Cinto: cetim; renda guipure preta; tafetá.
Dimensões (cm): Comp. Cinto: 64 x Alt. Corpo: 51; Saia (Fte.): 107; Saia (Atrás): 118 x Larg. Corpo (Omb.): 35; Corpo (Mga.): 63; Saia: 60
Descrição: Corpo de cetim de seda preta lavrada formando motivos florais e vegetalistas em tons de preto e prateado. Decote redondo e cós alto de mousseline de seda azul com refegos e guarnecido, na parte superior, com renda mecânica creme.
Atrás, aplicação de roseta de fita de seda azul.
Encaixe arredondado de mousseline, muito franzida.
Aberto na frente.
Frentes ablusadas com pregas verticais, ajustando com pinças na parte inferior, armado sobre co... Ver maisrpete de sarja de algodão creme com barbas.
Frentes e encaixe guarnecidos com galão de renda quipure e duas aplicações de forma circular em passamanaria com três pingentes, sugerindo botões.
Manga larga, muito franzida nas extremidades, com aplicação de punho de mousseline pregueada, guarnecida com rouche de fita de seda azul.
Costas direitas com pequena aba arredondada na extremidade inferior.
Aplicação de fita de cintura de sarja de algodão creme lavrada a amarelo: "Armazéns Grandella/Lisboa-Rua do Ouro".
Aperta na frente com dez colchetes e três molas de metal pobre pintado de preto, no encaixe, sobre o lado esquerdo, com quatro colchetes de metal pobre dourado e atrás, no cós, com três colchetes do mesmo metal.
Saia comprida com pequena cauda, de cetim de seda preta lavrada formando motivos florais e vegetalistas em tons de preto e prateado. Cortada aos panos.
Cós estreito do mesmo tecido.
Frente a direito.
Muito franzida atrás, na cintura.
Pequena abertura atrás.
Na parte inferior, barra com dois refegos.
Nas extremidades, aplicação de guarda-pó de veludo preto.
Forro de tecido de tafetá com tira de sarja de algodão preto.
Aperta no cós com dois colchetes de metal pobre pintado de preto.
Cinto formado por tira da mesma seda, cortada a jeito, com aplicação de galão de renda quipur preta. Forro de tafetá de algodão preto. Aperta na extremidade com dois colchetes de metal pobre pintado de preto.
Origem/Historial: Pertenceu a Francisca Margarida Gama Pimentel.
Incorporação: Maria Augusta Simões Manaia
Bibliografia
PORTUGAL. Museu Nacional do Traje; TEIXEIRA, Madalena Braz (coord.) - A Moda do Século, 1900-2000. Lisboa: Museu Nacional do Traje, 2000. Catálogo de exposição