Descrição: Vestido de tecido (crepe) de seda branca.
Grande decote em bico na frente e arredondado atrás. Frente franzida ao centro, prolongando-se os franzidos até à costura lateral. Extremidade do corpo arredondada formando bico ao centro. Manga curta de balão, muito franzida e formando pequeno folho no ombro. Na extremidade inferior, franze com elástico.
Nos ombros, aplicação de ramos de flores (rosas) de tafetá de veludo de seda em tons de cor-de-rosa. Tendo um três rosas e outro quatro, executadas em veludo de seda em três tons de cor-de-rosa. Folhas de tecido de algodão verde. Pés de arame, igualmente cobertos de papel verde.
Saia comprida, cortada em viés e muito franzida na cintura.
Abotoa atrás com botões (26) de forma semi-esférica forrados do mesmo crepe de seda e respectivas aselhas executadas com a mesma seda. Corpo forrado do mesmo tecido.
Combinação de seda artificial creme. Grande decote com cavas. Alças de fita de cetim de seda creme. Corpo justo com pinças. Cortado na cintura. Saia aos panos. Fecha atrás, a meio das costas, com fecho de metal pobre prateado. Na extremidade da saia, aplicado pelo interior, folho de gaze de algodão branco com pregas largas.
Origem/Historial: Os ramos de flores prendiam no ombro do vestido.
Incorporação: Maria Suzete Dias de Oliveira
Bibliografia
PORTUGAL. Museu Nacional do Traje; TEIXEIRA, Madalena Braz (coord.) - A Moda do Século, 1900-2000. Lisboa: Museu Nacional do Traje, 2000. Catálogo de exposição
PORTUGAL. Museu Nacional do Traje; TEIXEIRA, Madalena Braz (coord.) - Roteiro: Museu Nacional do Traje. Lisboa : Instituto Português de Museus, 2005.