Vestido/Feminino
-
Museu: Museu Nacional do Traje
-
Nº de Inventário: 27307
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1950/1960
-
-
Técnica: Veludo; bordado.
-
Dimensões (cm): Alt. Frente: 144; Atrás: 151 x Larg. Costas: 47
-
Descrição: Vestido comprido de veludo de seda vermelho escura. Aplicações no peito e na saia bordadas com missangas e vidrilhos pretos e incolores, lantejoulas prateadas, aplicações circulares imitando pérolas e fio de metal prateado, guarnecidas na extremidade inferior com vidrilhos pretos, sugerindo franjas. Decote recortado na frente, formando pequeno bico ao centro. Alças formadas por três rolos do mesmo veludo, dando laçadas na extremidade inferior, Na frente e atrás. Corpo com pinças. Cortado na cintura. Saia cortada aos panos (4) que, alargando na extremidade inferior, formam godés e terminam em pequena cauda. Corpo armado no interior com corpete com barbas, de tafetá de seda bordeaux pespontado com fio de algodão no mesmo tom, apertando atrás com sete colchetes e respectivas aselhas de metal pintado de preto. Fita de cintura de gorgorão de seda vermelha escura, com aplicação de duas grandes presilhas de tafetá de seda idêntico ao do corpete, que aperta com dois colchetes de metal pintado de preto. Saia forrada com tule mecânico preto.
Parte inferior da saia armada no interior com entretela preta e tira de tafetá de seda bordeaux. Aberto atrás, aperta com fecho de correr vermelho e três colchetes de metal pintado de preto.
-
-
Origem/Historial: Pertenceu a Maria Isabel Sardinha, mulher do Comendador António Manuel Figueiredo Sardinha, falecida em 1989.
-
Incorporação: Fundação António Sardinha
-