Vestido/Feminino
-
Museu: Museu Nacional do Traje
-
Nº de Inventário: 27301
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1960/1970
-
-
Técnica: Renda mecânica; veludo; tafetá (forro).
-
Dimensões (cm): Alt. Frente: 123 ; Atrás: 130 x Larg. Costas: 49,5
-
Descrição: Vestido comprido cai-cai, com pequena cauda, de renda mecânica castanha com aplicações de galão de seda da mesma cor, formando decoração geométrica. Corpo com pinças, guarnecido na extremidade superior com tira drapeada de veludo de seda castanha, com aplicação de duas laçadas com pontas dos lados. Cortado na cintura. Saia ligeiramente evasée. Aberto atrás até à altura da anca. Aperta com fecho de correr castanho e dois colchetes e respectivas aselhas de metal pobre pintado de preto.
Forro de tafetá de seda castanho. Corpo armado no interior com barbas e com corpete de tafetá de seda totalmente pespontado com fio de algodão castanho, que aperta com oito colchetes e respectivas aselhas de metal pobre pintado de preto. Fita de cintura de gorgorão de seda castanha, com aplicação de duas grandes presilhas de tafetá idêntico ao do forro. Aperta atrás com dois colchetes e respectivas aselhas de metal pintado de preto.
-
-
Origem/Historial: Pertenceu a Maria Isabel Sardinha, mulher do Comendador António Manuel Figueiredo Sardinha, falecida em 1989.
-
Incorporação: Fundação António Sardinha
-