Vestido/Feminino
-
Museu: Museu Nacional do Traje
-
Nº de Inventário: 27327
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1965/1970
-
-
Técnica: Tafetá; lavrado (piquet); forrado; caseado.
-
Dimensões (cm): Comp. Mangas: 25 x Alt. 102 x Larg. Ombros: 39
-
Descrição: Vestido de tafetá de algodão amarelo. Decote redondo com gola do mesmo tecido, redonda na frente e formando bico atrás, guarnecida com tecido de algodão branco lavrado (piquet). Linha direita, formando ligeiro evasée. Sobre o lado esquerdo, corte vertical até abaixo da anca, terminando em macho. A guarnecer o corte, aplicação de tecido de algodão branco lavrado (piquet) sugerindo falsa abertura, sobre o qual estão aplicados seis botões semi-esféricos forrados com o mesmo tecido e respectivas aberturas caseadas. Na extremidade inferior, entre a falsa abertura e o macho, aplicação de bolso de tecido de algodão amarelo, com os centros inferiores arredondados. Manga curta do mesmo tecido.
Forro de tafetá de seda amarela. Aberto atrás até abaixo da anca, aperta com fecho de correr amarelo e no decote com colchete e respectiva aselha de metal pobre prateado.
-
-
Origem/Historial: Pertenceu a Maria Isabel Sardinha, mulher do Comendador António Manuel Figueiredo Sardinha, falecida em 1989.
-
Incorporação: Fundação António Sardinha
-