Descrição: Espartilho de sarja de algodão creme, entremeio de renda mecânica com passe-fita executado com fio de algodão da mesma cor formando motivos geométricos e fita de cetim de seda vermelha aplicada na parte superior. Armado com barbas. Aperta na frente com seis colchetes de metal pobre prateado e atrás com cordão de seda vermelha, passando por ilhós de metal dourado.
Etiqueta: "Casa dos Espartilhos / Santos Mattos & Cª / 123. Rua do Ouro 125 LISBOA".
Origem/Historial: Em 1880, a casa de modas, na Rua Nova do Almada, propriedade de João Santos Mattos, começa a dedicar-se à confecção de espartilhos. O comerciante abre na Rua do Ouro uma sucursal especializada em espartilhos. Em 1893, João Santos Mattos vende a loja da Rua Nova do Almada e trespassa a casa na Rua do Ouro a seu filho José Santos Mattos, a seu sobrinho José Augusto Roubaud e a António Rodrigues Correia, que formam a firma Santos Mattos & Cª.
In, XAVIER, Gabriela, "A Fábrica dos Espartilhos Santos Mattos & Cª", Câmara Municipal da Amadora, Centro de Documentação do Museu Municipal, 1992, p.77.
Incorporação: Ana Maria Brandão Moraes e Maria Leonor Baptista de Souza
Centro de Fabrico: Portugal
Bibliografia
PORTUGAL. Museu Nacional do Traje; TEIXEIRA, Madalena Braz (coord.) - O Interior do Traje [texto policopiado]. Lisboa: Museu Nacional do Traje, 1990. Catálogo de exposição