Vestido/Criança
-
Museu: Museu Nacional do Traje
-
Nº de Inventário: 29106
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1905/1915
-
-
Técnica: Tafetá; bordado; renda guipure; renda mecânica.
-
Dimensões (cm): Comp. Manga: 13 x Alt. 55 x Larg. Ombros: 28
-
Descrição: Vestido de tafetá de algodão branco lavrado e bordado mecanicamente com fio de algodão branco formando círculos.
Decote redondo. Gola formada por grande folho, redondo, aberto atrás, franzido no pescoço e guarnecido na extremidade com rolinho de viés do mesmo tecido. Corpo solto, com refegos dispostos verticalmente na parte superior e aplicações de renda guipure branca de forma triangular na parte inferior.
Saia com cintura descaída, franzida e unida ao forro na parte superior. Extremidade recortada, com aplicação de pequeno folho unido com bordado a ponto à-jour.
Manga curta, formada por duas mangas sobrepostas: a interior com folho idêntico ao da extremidade do vestido e o superior, mais larga, cortada em viés e com remate idêntico ao da gola.
Sombra de cambraia de algodão branco, com pinças na cintura e refego na saia, rematada com folho do mesmo tecido. Folho com a extremidade arredondada e com aplicação de entremeios e renda mecânica branca com decoração geométrica, dispostos em semi-círculo.
Aberto atrás, aperta no pescoço com mola de metal pobre dourado e, na sombra e no corpo do vestido, com quatro molas do mesmo metal.
-
-
-
Incorporação: Maria Helena Pinto da Cruz Bleck
-